Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIO DA CONTAR
CONTAG defende Unidade da Classe Trabalhadora, no Seminário da CONTAR
WhatsApp

08 de Julho de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
seminário da contar

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, contribuiu nesta quarta-feira (08), com o Painel (Desafios e Ações para influenciar mudanças), no 2º e último dia do Seminário da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), que tem como tema “Desafios de quem nunca parou de trabalhar para produzir alimentos para o Brasil e o mundo”.

“Temos que construir uma grande aliança nacional e internacional, rediscutir todo o processo socialista, unificar a esquerda para enfrentar o neoliberalismo e o capital, e operar mudanças enquanto movimentos sindical e social voltadas para um trabalho de formação e político sindical e social, com foco na participação popular democrática (nos conselhos, nos plebiscitos, referendos, entre outros espaços) e na conscientização do povo para escolher bem os seus representantes. A partir dessas ações poderemos alcançar uma relação de trabalho saudável para os(as) assalariados(as), os(as) agricultores(as) familiares e para toda a classe trabalhadora. Um mundo melhor se faz com preservação das vidas e do meio ambiente”, apontou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Além do representante da CONTAG, também participaram do Painel (Desafios e Ações para influenciar mudanças), o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, e o secretário-Geral da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias.

Após denunciar o ataque conservador do capitalismo, que beneficia a elite do setor financeiro e o agronegócio, o representante da UITA disse que o desafio do movimento operário deve ser “redescobrir sua missão histórica de transformar a sociedade, encontrar novos caminhos e construir estratégias com outras organizações e movimentos ambientais, feministas, dos direitos humanos, povos originários e tradicionais, para irmos ao encontro de uma plataforma política maior e mais ampla”, pontuou Gerardo.

Realizado nos dias (06) e (08), o Seminário da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) teve o objetivo de construir um diagnóstico sobre os impactos da Covid-19 no assalariamento rural no Brasil, sobretudo na economia e nas medidas de proteção à segurança e saúde dos assalariados e assalariadas rurais, e definir estratégias de combate ao trabalho ao trabalho precário nos próximos meses e anos.

“Agradeço a todos os parceiros que contribuíram com o nosso Seminário! A presença de vocês foi fundamental para o enriquecimento e o saldo positivo nos debates. Aproveito a oportunidade para destacar o trabalho dos assalariados(as) rurais do país, que mesmo num período de pandemia, estão produzindo para o consumo interno e para a exportação. Mesmo com esse cenário difícil e um governo que não valoriza os homens e mulheres do campo, a CONTAR e suas Federações e Sindicatos filiados seguirão na luta pela valorização do trabalho e no combate a informalidade”, agradeceu e pontuou o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra.

O Seminário ainda contou com os painéis: (Estratégias e Ações para Monitorar e amenizar os Impactos da COVID-19 no Assalariamento rural no Brasil); (O que esperar do Estado no combate às piores práticas e na promoção do Trabalho Descente durante a pandemia de Covid-19); e (Covid-19 e Impactos no Assalariamento Rural no Brasil).

Além de dirigentes dos Sistemas CONTAR e CONTAG, e da UITA, também contribuíram de forma virtual com o Seminário, o senador Paulo Rocha (PT/PA), o deputado federal Túlio Gadelha (PDT/PE), e representantes da Oxfam Brasil, OIT Brasil, do DIEESE, da CONAETE, da CONATRAE, do Imaflora, da Repórter Brasil e do Ministério da Economia.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico