Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ORÇAMENTO AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG defende orçamento para agricultura familiar, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados
WhatsApp

16 de Abril de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
orçamento agricultura familiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através do seu secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, participou nesta sexta-feira (16 de abril de 2021) por meio de plataforma virtual, de audiência pública para debater o tema: Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 para agricultura.

De requerimento do deputado e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Heitor Schuch, a audiência proporcionou um debate entre o governo, a CONTAG e outras entidades do campo, alertando sobre a redução em 40% dos recursos voltados para a agricultura.

“A proposta orçamentária aprovada no Congresso, nos recursos destinados à agricultura, houve um corte de R$ 1,3 bilhão, nos valores destinados aos subsídios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o que equivale a uma redução de 40,72%. Além disso, estamos vivendo um momento de aumento nos custos de produção com o crescimento dos preços pagos ao combustível, adubo e outras necessidades produtivas. Precisamos discutir como o governo vai gerir o orçamento de 2021 para agricultura", destacou o deputado Heitor Schuch.

“O Ministério da Economia precisa entender que o que gera renda no Brasil é o setor produtivo. Banco não gera emprego nem renda. Eu vejo uma preocupação muito grande do Ministério da Economia em salvar os Bancos, e não se preocupa com quem está produzindo... Esse corte no orçamento é dramático!”, alertou o deputado Vilson da FETAEMG.

Após destacar as principais propostas da Pauta de Negociação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2021-2022, entregue ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na última terça-feira (13), o secretário da CONTAG, Antoninho Rovaris, afirmou na audiência que “há mais de três anos o governo tem disponibilizado menos recursos para Agricultura Familiar brasileira... É o caos! Quando a gente fala da agricultura familiar, nós temos um contingente muito grande que está na lógica da sobrevivência. Mais de 2,2 milhões de imóveis rurais no país são de sobrevivência. Qual a saída? Tem que haver um engajamento muito forte do governo e do parlamento, sobretudo o Ministério da Economia tem que ter sensibilidade para entender que 15 milhões de agricultores e agricultoras e suas famílias estão dependendo dessas políticas públicas. Isso é muita gente num cenário de pandemia que estamos vivendo”.

Além da CONTAG e dos deputados Heitor Schuch e Vilson da FETAEMG, participaram vários parlamentares, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério da Economia (ME); Ministério da Cidadania (MC) e da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).

O Ministério da Economia colocou inúmeras dificuldades e disse que diante da atual situação não haverá nem recurso para o Plano Safra 2021-2022 e até a liberação de crédito para os últimos três meses do atual plano deve ser suspensa.

Segundo o ME a maior preocupação são restrições de crédito pelos bancos diante da falta de garantias de coberturas dos empréstimos, prejudicando principalmente os(as) agricultores(as) familiares. E uma saída pode ser remanejar recursos de outras pastas dentro do próprio MAPA, para tentar recompor parte do que foi cortado no orçamento.

“A CONTAG, Federações e Sindicatos seguirão em mobilização nos municípios e estados e, em articulação no Congresso Nacional e junto ao governo federal para garantir orçamento para agricultura familiar”, pontua Antoninho Rovaris.

Assista a audiência AQUI

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico