Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENCONTRO COM LULA
CONTAG defende as pautas da Agricultura Familiar no Encontro de Sindicalistas com Lula!
WhatsApp

15 de Abril de 2022


Ricardo Stuckert
TEMAS RELACIONADOS:
encontro com lula

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, esteve presente no Encontro de Sindicalistas com Lula, realizado nesta quinta-feira (14), na Casa de Portugal, em São Paulo/SP. Diante do pré-candidato à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), do pré-candidato à vice-presidência da República, o ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e de representantes sindicais de várias categorias, o presidente da CONTAG, fala única representando os(as) rurais das centrais sindicais, em especial da CUT e CTB, destacou a importância da agricultura familiar no mundo e no Brasil. O Encontro foi articulado pelo Fórum das Centrais Sindicais: (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CS e Intersindical)

“Agricultura familiar no mundo representa 68 milhões de propriedades, preserva 80% das áreas produtivas e garante 35% da oferta global de alimentos para toda a população mundial. A agricultura Familiar brasileira é a oitava maior do mundo, sendo 77% dos estabelecimentos e ocupando 23% das terras agricultáveis. Além de produzir alimentos que vão à mesa da maioria da população brasileira, ela ajuda na economia, pois em 68% dos municípios brasileiros a base econômica é agricultura familiar, segundo o IBGE”, frisou.

Após enaltecer a importância da agricultura familiar, Aristides Santos, apresentou as atuais dificuldades enfrentadas pela categoria para continuar produzindo alimentos para a população.

“Mas os atuais desmontes de políticas públicas vêm dificultando a vida dos agricultores familiares brasileiros e comprometendo a segurança e a soberania alimentar no país, pois extinguiram o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o Plano Safra específico da agricultura Familiar, que tinha 24 anos de duração”. E continuou: “a metade dos agricultores familiares não acessam o Pronaf, a obtenção de terras e reforma agrária no Brasil não tem mais dinheiro, extinto também o Programa Nacional de Habitação Rural e no INSS a fila já ultrapassa a marca de 2 milhões de pessoas sem acessar seus benefícios previdenciários, além dos grandes prejuízos causados aos assalariados(as)rurais após ‘reforma’ trabalhista, a exemplo do aumento da precarização do trabalho e do trabalho escravo e degradante. Pré-candidatos Lula e Geraldo Alckmin é preciso resgatar a esperança do povo brasileiro e as políticas públicas estruturantes para termos um campo feliz, com produção de alimentos saudáveis e fortalecimento da economia do Brasil”, disse.

No Encontro, o presidente da CONTAG, esteve acompanhado do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, Gabriel Santos.

Após as falas de várias entidades, os(as) sindicalistas, apresentaram ao ex-presidente Lula, a pauta unificada dos trabalhadores, debatida na Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat 2022), realizada o início de abril. A Pauta reúne propostas condensadas em quatro principais eixos: emprego, direitos, democracia e vida, tendo como prioridades a retomada das obras paradas e os investimentos públicos para garantir a imediata geração de emprego de qualidade, através de planos de obras públicas nas áreas de infraestrutura econômica e social, serviços públicos de educação, saúde, habitação popular, transporte, cultura e lazer.

Confira a Pauta da Classe Trabalhadora 2022 AQUI

"Aqui no Brasil, não adianta dizer que nós vamos mudar tudo e vamos voltar a ser o que era antes. Não, nós nem queremos o que era antes, nós queremos melhorar as coisas. A gente não quer voltar pra trás, a gente quer avançar, e é por isso que a gente quer discutir", declarou o ex-presidente Lula. FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico