Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIOS
CONTAG dá boas vindas à juventude rural e aos conselheiros(as) fiscais
WhatsApp

29 de Outubro de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
seminários

Nos próximos três dias a CONTAG estará realizando dois importantes eventos: o Seminário Internacional da Juventude Rural pela Reforma Agrária e Crédito Fundiário e o Seminário Nacional de Formação em Gestão Administrativa e Financeira. Serão quase 200 lideranças debatendo e encaminhando questões importantes para o MSTTR e para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil e da América Latina.

Logo pela manhã aconteceu a abertura política conjunta. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, em nome de toda a Diretoria da entidade, deu as boas vindas às lideranças presentes. “Saúdo a juventude rural. Ela não é o futuro, é o presente do nosso movimento sindical. Também saúdo os conselheiros(as) fiscais da CONTAG e das FETAGs. Queremos valorizar o importante papel desses dirigentes”.

Broch aproveitou para resgatar alguns avanços nesses 50 anos de lutas e conquistas da Confederação. “Muitas pessoas tombaram nesse caminho e contribuíram muito nessa história. Os trabalhadores(as) rurais eram extremamente ignorados no Brasil. Foi apenas em 1988, na Constituição Federal, que as mulheres foram reconhecidas como profissionais. E o homem tinha direito à aposentadoria de meio salário mínimo e aos 65 anos. Até 1980 só homem era sócio do sindicato. Por conta disso, as mulheres não eram eleitas para as diretorias. Então, avançamos muito nos últimos anos. Conquistamos o Pronaf e uma série de políticas públicas. Por isso, queremos comemorar esses 50 anos de história.”

JUVENTUDE Após a abertura política conjunta, a juventude rural iniciou sua programação específica com uma mística de instalação do “Acampamento Jovens da América”. Foi feita uma ciranda no acampamento montado na sede da CONTAG, onde os jovens puderam expor suas expectativas e cantar hinos da luta da categoria trabalhadora rural. Para a juventude rural, acampamento tem significado de resistência, produção, vida, luta e de dignidade humana.



Para Mazé Morais, secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, é um grande desafio ser jovem no campo, de lutar por vida digna com o atual momento que vive o mundo por conta do capitalismo. “O capitalismo está expulsando os jovens do campo. Em 2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar e será um momento importante para construirmos ações para dar visibilidade à juventude rural de toda a América Latina. Portanto, desejamos que este seminário seja um espaço de construção, para se estreitar laços de amizade e de fortalecer a juventude rural.”

Zenildo Pereira Xavier, secretário de Política Agrária, fez referência à sua origem. Ele é filho de assentados da Reforma Agrária e vive no assentamento desde quatro anos de idade. “Conheço as dificuldades de ser assentado, da luta pela terra e, nesse sentido, entendo que este é um momento rico e que precisamos avançar muito ainda. Sucesso para todos nós durante esses três dias”.

Já Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, que também é assentado da Reforma Agrária e acumula uma longa trajetória na luta pela terra, destacou outro desafio enfrentado pela juventude rural. “A sucessão rural é um desafio para nós. Devemos aproveitar o seminário para pensar em estratégias dos(as) jovens rurais para o Ano Internacional da Juventude Rural”.

A programação segue nesta tarde com a conferência “A Conjuntura Agrária Internacional e a Sucessão Rura”. Ainda hoje, 29 de outubro, serão iniciados os trabalhos em grupos.

CONSELHEIROS(AS) FISCAIS Já foi iniciada a programação específica do Seminário Nacional de Formação em Gestão Administrativa e Financeira com os Conselheiros e Conselheiras Fiscais da CONTAG e das FETAGs. Foi realizado um momento de composição de mesa com o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, e com os conselheiros(as) fiscais da Confederação, Rilda Maria Alves Jesuíno, de Alagoas, e Elias David Souza, de São Paulo.



Foto: Marcos Pereira dos Santos

Aristides está com boas expectativas para este seminário. “Que possamos fazer uma boa discussão nesses três dias. Os conselheiros(as) fiscais precisam ter uma visibilidade maior e precisam ser mais valorizados. Afinal, cumprem um importante papel nas nossas entidades do movimento sindical.” O dirigente também informou que, nos últimos anos, a CONTAG vem implementando mudanças na sua administração. “E o Conselho Fiscal não é só para fiscalizar, ele tem tudo a ver com a administração e gestão, e com o cuidado com o patrimônio. Então, esse seminário tem o objetivo de nos preparar mais para esse papel. Temos que fazer uma boa gestão e trabalhar para avançar ainda mais”, completou Aristides.

Elias também falou das suas expectativas. “Iniciamos o trabalho no Conselho Fiscal da CONTAG há poucos meses e agradecemos a todos pela responsabilidade que nos foi confiada. Neste seminário viemos transmitir a nossa experiência, trocar ideias e aprender. O ideal é que, ao voltarmos às nossas federações, possamos replicar tudo o que vamos aprender aqui”.

Ao encerrar as falas, Rilda destacou a importância desse encontro. “O seminário vem nos proporcionar um debate sobre como podemos contribuir ainda mais na gestão e na política do movimento sindical. Esta é uma formação para construirmos juntos e nós precisamos acumular conhecimento para avançarmos ainda mais.”

A programação na parte da manhã foi encerrada com uma mística de apresentação e acolhimento dos participantes. Já o período da tarde segue com um debate político sobre os desafios para o cumprimento das deliberações congressuais em relação aos temas relacionados à sustentabilidade político-financeira, sobre o papel do Conselho Fiscal, dentre outros. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico