Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
CONTAG convoca todos e todas para as conferências livres e etapas municipais e estaduais da 16ª Conferência Nacional de Saúde
WhatsApp

09 de Abril de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

Na última reunião do Coletivo Nacional de Políticas Sociais, realizada no mês de março, tirou-se como encaminhamento promover a mobilização para as etapas municipais, estaduais e conferências livres da 16ª Conferência Nacional de Saúde 8ª + 8.

A 16ª está sendo chamada de 8ª + 8 porque a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um marco importante para a construção do Sistema Único de Saúde – SUS como um direito assegurado na constituição de 1988. A 8ª CNS teve como eixos centrais a Saúde como Direito; Reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e Financiamento do Setor.

Diante das ameaças ao SUS no atual contexto, o propósito da 16ª CNS é resgatar o seu nascimento, fortalecer a sua importância e lutar pela sua continuidade e seu fortalecimento.

Neste sentido, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), traz como tema central: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, e como Eixos Temáticos:

I. Saúde como Direito II. Consolidação dos princípios do SUS III. Financiamento adequado e suficiente para o SUS

As deliberações da Etapa Nacional da 16ª CNS (8ª + 8) deverão subsidiar a estruturação da proposta do Plano Nacional de Saúde – Plano Plurianual de 2020-2023.

A 16ª (8ª + 8) tem os seguintes objetivos: • Enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS; • Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da universalidade, integralidade e equidade do SUS e de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais; • Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; • Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade; • Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS; • Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde. As etapas municipais serão realizadas até o dia 15 de abril de 2019, as etapas estaduais/distrital de 16 de abril a 15 de junho de 2019 e a etapa nacional de 4 a 7 de agosto de 2019.

“É importante saber que, para participar da etapa estadual e nacional, precisa participar das etapas municipais e ter sido eleito(a) como delegado(a). Mas, se você não participou da etapa municipal, a outra forma de garantir a participação na etapa nacional é a partir da participação nas conferências livres”, explicou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

As Conferências Livres poderão ser realizadas até o dia 10 de junho de 2019, devendo sua realização ser comunicada à Comissão de Organização Nacional da 16ª CNS (8ª+8), com antecedência mínima de 10 dias de sua realização, exclusivamente pelo correio eletrônico 16cns@saude.gov.br, com as seguintes informações: qual foi o tema da Conferência Livre; data e local de realização; relação de organizadores.

As Conferências Livres poderão indicar participantes por Credenciamento Livre para a Etapa Nacional da 16ª CNS (8ª+8) proporcionalmente ao número de participantes, conforme critérios abaixo relacionados:

• Até 50 (cinquenta) participantes: nenhuma indicação; • De 51 (cinquenta e um) a 100 (cem) participantes: 01 (uma) indicação; • De 101 (cento e um) a 200 (trezentos) participantes: 02 (duas) indicações; • A partir de 201 (duzentos e um) participantes: 03 (três) indicações.

Após a realização das Conferências Livres, a entidade ou organização que organizou tem até o dia 15 de junho de 2019 para enviar informações sobre a sua realização exclusivamente para o correio eletrônico 16cns@saude.gov.br, com as seguintes informações:

• Cópia da lista de presença, registros fotográficos e a síntese dos debates da Conferência Livre; • Ficha de pré-inscrição preenchidas com os dados de cada indicado(a) para a etapa nacional de acordo com os critérios definidos.

Outro encaminhamento importante aprovado na última reunião do Coletivo Nacional de Políticas Sociais foi a construção da memória da participação do MSTTR nas conferências - municipais, estaduais, livres e nacional. “Dessa forma, solicitamos que quem participou de qualquer uma destas etapas nos enviem fotografias para que possamos ir sistematizando as informações e registrando a nossa participação”, solicitou a dirigente da CONTAG. FONTE: Assessoria da Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico