Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
CONTAG contribui com debate sobre licenciamento ambiental no Plenário da Câmara dos Deputados
WhatsApp

09 de Setembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
licenciamento ambiental
meio ambiente

Durante Comissão Geral para discutir o licenciamento ambiental nesta segunda-feira (09) no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, representantes de várias organizações, fundações, do governo federal, pesquisadores e advogados da área ambiental e demais convidados(as) apresentaram opiniões e pareceres sobre o PL Nº 3.729/2004, que tem como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que também coordenou a reunião da Comissão Geral.

A versão apresentada no início de agosto recebeu críticas de deputados e de integrantes de organizações não governamentais (ONGs) reunidos na Frente Parlamentar Ambientalista. Eles apresentaram versão alternativa à de Kataguiri.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) é uma das organizações com críticas ao texto em análise. A secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, que foi convidada a apresentar a opinião da entidade sobre a matéria, iniciou sua participação destacando o que o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 traz em sua redação: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. “Não vejo nas falas das pessoas aqui presentes uma preocupação para se efetivar o que está garantido na nossa Constituição Federal. Eu, como agricultora familiar, mãe e avó, quero um meio ambiente sustentável para as futuras gerações.

“O substitutivo apresentado pelo relator visa desconsiderar essa determinação ao transformar o licenciamento ambiental, que é regra constitucional, em exceção. Ele muda a classificação do que se considera como prática danosa ao meio ambiente para favorecer o desmatamento e a espoliação dos bens comuns da natureza”, denuncia. A dirigente completa que “o discurso de que o licenciamento ambiental encarece é uma falácia”. “O licenciamento ambiental, como parte da política de proteção ao meio ambiente, é uma salvaguarda para impedir que os interesses privados se sobreponham ao interesse público, protegendo a fauna, a flora (a sociobiodiversidade), os povos do campo, da floresta e das águas”.

Nesse sentido, a secretária de Meio Ambiente da CONTAG alerta que as propostas trazidas no substitutivo do relator como exclusão dos impactos indiretos, autolicenciamento ambiental, dispensa de licenciamento para muitas atividades agropecuárias e de infraestrutura, eliminação do impacto sobre as áreas protegidas inviabilizam a aplicação da Constituição, tornará para fins de licenciamento, inexistentes 22% das terras indígenas, 87% dos territórios quilombolas e 543 unidades de conservação da natureza, e isso servirá tão somente para ampliar o desmatamento e os conflitos sociais e ambientais.

O pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Nilvo Silva, também criticou o projeto. “O licenciamento precisa analisado de forma diferente: maior rigor para os de impacto maior e menor rigor para os de impacto menor, mas todos os licenciamentos geram impactos. Ao analisar o PL, vemos que ele precisa ser muito mais discutido.”

O diretor do WWF Brasil, Raul Silva Telles do Valle, também apresentou preocupações ao projeto. “Podemos ter leis que simplifiquem o licenciamento ambiental, mas sem que percam a sua essência. O projeto ainda possui algumas deficiências e isso precisa ser corrigido o quanto antes. Um aspecto bastante problemático é a desconsideração dos impactos indiretos. Isso é algo inconstitucional, porque todos os impactos precisam ser analisados e divulgados.”

As críticas continuaram com a representante da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, Marina Motta Benevides Gadelha. “Merecem atenção a ausência de duas definições específicas: danos ambientais, sobretudo para diferenciar dos impactos, e impactos indiretos. Precisamos fortalecer os órgãos ambientais, qualificar funcionários públicos, fazer concurso público. É importante deixar claro que desejamos as mesmas coisas: desenvolvimento sustentável e segurança jurídica.” FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico