Foi na cidade de Rimini, na região Emilia-Romagna de Itália, que aconteceu a feira Macfruit 2023, entre os dias 3 e 5 de maio. Esta é uma das maiores feiras internacionais do mundo para os temas de produção agrícola em geral, com diversos pavilhões e centenas de expositores.
A CONTAG foi convidada, através da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado, organização regional da qual é membro, para ir a este grande evento e participar de algumas atividades de intercâmbio de experiências que aconteceram lá. Quem representou a CONTAG neste espaço foi seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.
Além dos estandes com variadas tecnologias voltadas à produção dos mais distintos segmentos, Alberto também participou de painéis temáticos, e destacou um deles, voltado para pequenas e médias empresas do setor agrícola. Nesse painel participaram outras organizações representativas da agricultura familiar, além de representantes de governos, bancos e universidades, englobando mais de 150 organizações de 15 países. Na ocasião, a COPROFAM apresentou experiências que tem desenvolvido com cooperativas de agricultura familiar em países latinos, incluindo o Brasil, e defendeu fortemente o cooperativismo como forma de organização da produção de produtores familiares organizados.
Para Alberto, a experiência foi muito positiva para o conhecimento das novidades do mercado para a agricultura, e para as articulações internacionais da CONTAG. “Foi um evento inovador e inspirador, conhecemos várias tecnologias e experiências, e dialogamos com muitas organizações. Também estreitamos relações com organizações multilaterais importantes das Nações Unidas, como o FIDA. Sentimos nosso trabalho enquanto organizações sindicais sendo reconhecido internacionalmente quando recebemos convites para vivenciar oportunidades como essa”, avaliou o dirigente.
A Macfruit foi promovida pela Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), composta pela Itália e mais de 20 países das Américas do Sul e Central, com contribuição do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA), que foi a agência que convidou a COPROFAM e a CONTAG.