Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG cobra mais espaço para as organizações da agricultura familiar na Reaf Mercosul
WhatsApp

09 de Agosto de 2017


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

A Agricultura Familiar do Mercosul esteve em debate nesta quarta-feira (09) em Brasília. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu em sua sede os coordenadores nacionais da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf) Mercosul, do Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Chile, para debater temas importantes para o setor, como, por exemplo, cobrar mais espaço para as organizações da agricultura familiar neste espaço de diálogo regional e de proposição de políticas públicas.

Outros temas debatidos foram a renovação do Fundo da Agricultura Familiar (FAF) Mercosul, que garante ampla participação das organizações da agricutura familiar e programas e projetos para o setor; a manifestação do apoio do Brasil à Década da Agricultura Familiar (AIAF+10) no Conselho Mundial de Segurança Alimentar da ONU (CSA); a geração de políticas públicas e harmonização de normas para a agricultura familiar do bloco; e também foi uma agenda para marcar a apresentação formal do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, que assumiu recentemente a Secretaria Geral da Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), presente em sete países.

Além da Diretoria e Assessoria da CONTAG, participaram da reunião a equipe da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o secretário técnico da Reaf Mercosul, Lautaro Viscay, sua assessoria e os coordenadores da Reaf do Uruguai (diretor de Desenvolvimento Rural do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca, José Olascuaga), da Argentina (secretário de Coordenação e Desenvolvimento Territorial, Santiago Hardie), do Brasil (secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno), do Paraguai (vice-ministro de Agricultura e Pecuária, Mario Rubén León Frutos), e do Chile (responsável de Organizações no INDAP, Juan Guido Vidal).

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, aproveitou para apresentar a CONTAG e sua trajetória de luta e de organização dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as). “Coordenamos um sistema confederativo, com 27 Federações filiadas e mais de quatro mil Sindicatos. E a nossa nova Diretoria foi eleita com paridade de gênero, avançando na luta pela igualdade entre homens e mulheres e com o cumprimento da cota de 20% de jovens”, explicou Santos.

Alberto Broch também apresentou a Coprofam, que foi criada há mais de duas décadas com o intuito de unir as organizações da região que representam a agricultura familiar campesina e indígena em busca de espaços de diálogo e proposição. “E a Reaf é um espaço muito importante, é a única experiência no mundo de diálogo e construção de políticas públicas da agricultura familiar entre os países. Credito os avanços da agricultura familiar na região ao trabalho e diálogo feito dentro da Reaf”, destacou Broch. O vice-presidente cobrou, ainda, mais espaço das organizações da agricultura familiar na Reaf Mercosul. “Já tivemos mais espaço e podíamos contribuir e incidir mais logo do início da Reaf e agora sentimos a necessidade de retomar esse protagonismo da sociedade civil junto aos governos”, reforçou.



O secretário da Sead, José Ricardo Roseno, destacou a importância da parceria com o movimento sindical, principalmente com os Sindicatos nos municípios para implementar e avançar nas políticas públicas. “Temos muito respeito pela CONTAG e agradecemos todo o apoio à SEAD. Temos o compromisso de qualificar a participação da CONTAG nos espaços no país e na região”, afirmou Roseno.

A importância da Reaf também foi destacada pelo secretário técnico Lautaro Viscay. “Cerca de 20 trabalhos de doutorado estão estudando o espaço da Reaf. Esse espaço de diálogo se transformou em uma política de Estado. Mesmo com alternância de governos temos conseguido avançar nos trabalhos, porque foi construída com bases sólidas. Portanto, a Reaf é um espaço para orientar os governos e melhorar as perspectivas das políticas públicas”, avaliou Viscay. O secretário também defendeu a proposta de ampliar a participação da juventude nas seções da Reaf. “Se queremos construir sustentabilidade, essa tem que ser uma das nossas prioridades. Só se constrói agenda renovada com maior participação renovada, com mais jovens”, defendeu. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico