Governo e Sociedade civil realizaram nos dias 18 a 20 de março, em Brasília – DF, a 43ª Seção Nacional Brasileira da REAF. A reunião iniciou na sede da CONTAG, com a participação somente dos representantes da sociedade civil, que nesta oportunidade construíram coletivamente 08 propostas, que foi entregue a Coordenadora Nacional da REAF na abertura da Seção Plenária.
Dentre as solicitações, destacam-se a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre os assalariados (as) rurais e a retomada na pauta do tema sobre a estrangerização das terras juntamente com a regularização fundiária, além de outras proposições. A Seção Nacional também foi inaugurada com a apresentação da nova coordenadora, Cristina Timponi Cambiaghi, chefe da Assessoria para Assuntos Internacional e de Promoção Comercial.
Na oportunidade, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, fez uma explanação dos resultados do Ano Internacional da Agricultura Familiar – AIAF 2014. “O ano da Agricultura Familiar contribuiu para visibilidade mais profunda dos movimentos sociais, além de mostrar a importância de uma alimentação saudável. Precisamos fortalecer a agricultura familiar em 2015, ano internacional dos solos”, acredita Willian Clementino.
A Seção Nacional é um espaço importante para aprofundar as demandas dos grupos de trabalho que irão subsidiar a XXIII REAF MERCOSUL, que acontecerá em junho no Brasil.
Dentre os principais encaminhamentos, destacam-se a realização de uma oficina de trabalho sobre a implementação do Selo do Mercosul, a importância do debate sobre agroecologia e sementes, ações voltadas para a juventude rural e equidade de gênero. Os grupos de trabalho voltarão a se reunir na Seção Nacional em maio para preparar estratégias para a XXIII REAF MERCOSUL, quando Contag incidirá decisivamente para o avanço das políticas públicas para a Agricultura Familiar e Camponesa no Brasil e MERCOSUL. FONTE: Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG