Cerca de 4.800 famílias serão beneficiadas pelo programa da Agroecologia Familiar (Proaf) da Fundação Lyndolpho Silva, entidade ligada à Contag. Em 2 de outubro, a Fundação assinou convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a fim de levar capacitação para as famílias. A proposta é conquistar novos mercados e aumentar a renda dos agricultores.
O Proaf já contava com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Embrapa, da Agência de Promoção à Exportação e Investimento, da Contag e do Cirad, instituto francês.
Para o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, a principal vantagem de todo esse processo está nas áreas de capacitação e gestão das cooperativas. ?O maior suporte ao desenvolvimento do projeto permitirá a agricultura familiar entrosada com a área ecológica, principalmente trabalhando acesso aos mercados?, destacou.
O Proaf deve durar três anos. Mais de 3 mil famílias já foram mobilizadas em seis territórios do Piauí, de Pernambuco, do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O vice-presidente da Contag e diretor executivo da Fundação Lyndolpho Silva, Alberto Broch, destacou. "O Proaf também deve ser abordado no programa de educação a distância da Contag, o Jovem Saber".
Além de conquistar mercados externos, uma das metas do programa é os agricultores familiares venderem seus produtos para a merenda escolar, para a cesta básica e para hospitais, por meio da compra direta da Conab. FONTE: Agência Contag de Notícias