A CONTAG foi convidada a participar, como observadora, do Fórum Regional Camponês da África Ocidental e Central, organizado pelo FIDA e pelas organizações regionais camponesas ROPPA e PROPAC, com apoio do Governo da Mauritânia.
O Fórum está sendo realizado no Palácio do Congresso de Nouakchott, capital da Mauritânia, de 8 a 12 de abril de 2018. Reúne cerca de 260 pessoas, sendo a maioria representantes de organizações camponesas de 23 países da África. A CONTAG é a única entidade da América Latina neste evento. O objetivo é sistematizar experiências e compartilhar saberes, bem como identificar boas práticas e inovações na execução de projetos FIDA destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e camponesa.
De acordo aos objetivos do Fórum, a CONTAG apresentou a sua experiência regional relativa à criação da REAF MERCOSUL, através da COPROFAM, orientando o diálogo político e o intercâmbio de experiências regional à formulação de políticas públicas diferenciadas para o fortalecimento da agricultura familiar nos países do Bloco. Em nível nacional, a CONTAG apresentou também sua experiência no projeto Dom Helder Câmara, que desde 2001 integra um conjunto de ações voltadas à redução da pobreza, ao fortalecimento de capacidades organizativas e comerciais e ao controle social de políticas públicas protagonizadas pela agricultura familiar brasileira. Ambas as iniciativas, a REAF e o Projeto Dom Helder, contaram com o apoio técnico do FIDA em sua implementação.
Fez-se menção ao processo de diálogo e construção conjunta do Fórum Regional Campesino Latino-americano 2019, já que a COPROFAM integra o Comitê de Planificação do mesmo. Este processo é resultado da cooperação internacional entre as organizações da agricultura familiar e camponesa da região e o FIDA, e tem por objetivos a sistematização de experiências e a definição de estratégias nacionais e regionais que promovam o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida no campo, tendo como protagonista do processo a agricultura familiar e camponesa.
“A CONTAG valorizou a organização e luta dos povos africanos pela melhoria das condições de vida e trabalho em seus territórios, e o trabalho desenvolvido por ROPPA, PROPAC e FIDA na organização do evento”, destaca o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch.
Os temas centrais da agenda do Fórum foram: crédito; nutrição; inclusão social e criação de emprego e oportunidades; reforma do FIDA para tornar mais eficazes seus projetos na agricultura familiar e camponesa; transparência; desenvolvimento de capacidades; acesso a mercados e tecnologia; ampliação da produtividade agrícola; transformação rural e crescimento econômico.
A CONTAG participou também da visita de campo na zona rural de Nouakchott, onde a agricultura camponesa se orienta à atividade de criação, produção e comercialização de carne e leite de camelo.
FONTE: Assessoria da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG.