No dia 26 de julho, o governo federal nomeou Marcio Pochmann como o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde então, alguns jornais e economistas vêm questionando a indicação e o perfil para o cargo, sugerindo outra pessoa com currículo mais técnico.
Pochmann substituirá Cimar Azeredo, funcionário de carreira do IBGE desde os anos 1980, e que ocupava interinamente o cargo desde janeiro deste ano.
A CONTAG acompanha há anos a atuação do economista nos diversos projetos e trabalhos que realiza, bem como foi parceira em vários, e afirma que o mesmo preenche todos os requisitos para o cargo, inclusive com perfil técnico. Pochmann possui formação acadêmica em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde também leciona.
Já foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e possui vasta experiência na área econômica, especialmente em temas como economia social, desigualdade, mercado de trabalho, desenvolvimento e políticas públicas.
A CONTAG entende que o IBGE é um espaço estratégico de identificação e análise do território, da população, mostra a evolução da economia, do mercado de trabalho, da produção e modos de vida das pessoas.
Fonte: Diretoria da CONTAG