Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EFEITOS DA PANDEMIA
CONTAG apoia a concessão de pagamento de 14º salário para aposentados(as) e pensionistas
WhatsApp

07 de Dezembro de 2021


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
14º salário
aposentadoria
aposentados
Covid-19
efeitos da pandemia
pensionistas

Tramitam no Congresso Nacional dois projetos de lei que visam o pagamento do 14º salário para aposentados(as) e pensionistas, em razão da pandemia de Covid-19. A CONTAG apoia os dois projetos.

O PL 3.657/2020, que tramita no Senado, é um projeto de lei de iniciativa popular e também tem o apoio do senador Paulo Paim (PT-RS). Já o PL 4.367/2020, tramita na Câmara Federal, e é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

“Se um dos projetos for aprovado, os pagamentos do 14º salário serão feitos aos aposentados(as) e pensionistas referentes aos anos de 2020 e 2021 visando minimizar os graves efeitos causados pela pandemia e pela crise econômica instaurada no Brasil”, explica a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

“Dados do Ministério da Saúde apontam que a maioria das mortes causadas pela Covid-19 foi de pessoas acima de 60 anos, e as que conseguiram sobreviver estão enfrentando problemas de saúde com as sequelas deixadas pela doença, o que justifica um auxílio financeiro para esse público”, defende o secretário de Terceira idade de CONTAG, Antonio Oliveira.



Os dados acima demonstram que, em 2020, 579.026 pessoas foram internadas em função da Covid-19. Do total de internados(as), 186.762 pessoas vieram a óbitos. Dos que vieram a óbito, 32,25% tinham mais de 60 anos. Chama atenção ainda o fato que do total do número de internados(as) da população acima de 60 anos, 46,5% tiveram mortes confirmadas pela Covid-19.



Quanto ao ano de 2021, tivemos a seguinte situação: 1.170.863 pessoas foram internadas em função da Covid-19. Do total de internados(as), 371.368 pessoas vieram a óbito. Dos que vieram a óbito, 31,71% tinham mais de 60 anos. Chama atenção ainda o fato que do total do número de internados(as) da população acima de 60 anos, 45,87% tiveram mortes confirmadas pela Covid-19.



Para além dos óbitos causados pelo novo coronavírus, informações divulgadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) apontam que são várias as complicações e sequelas deixadas nas pessoas que tiveram casos mais graves da Covid-19, são elas: fibrose pulmonar; miocardite relacionada à infecção, com redução da função sistólica e arritmias; declínio cognitivo de longo prazo, como deficiências de memória, atenção, velocidade de processamento e funcionamento, juntamente com perda neuronal difusa; encefalopatia aguda, alterações de humor, psicose, disfunção neuromuscular ou processos desmielinizantes; sequelas psicológicas relacionadas ao distanciamento social; entre outras.

Destaca-se também a perda de renda de milhares de famílias que dependiam financeiramente das pessoas aposentadas. Os dados demonstram que, em média, 45% dos idosos(as) internados(as) pela Covid-19 vieram a óbitos. Ressalta-se, ainda, que muitas das pessoas que conseguiram superar a doença estão com sequelas, o que exige tratamento, principalmente com a compra de medicamentos.

“A CONTAG entende que é preciso haver uma mobilização por parte da Confederação, das Federações e dos Sindicatos no sentido de pressionar os(as) deputados(as) e senadores(as) para que esses projetos sejam aprovados. Esse auxílio irá contribuir bastante na recuperação financeira e do tratamento da saúde das pessoas que estão sofrendo com as sequelas deixadas pela Covid-19”, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico