A CONTAG, as Federações e Sindicatos vêm discutindo amplamente o tema da Sustentabilidade Político-Financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em oficinas estaduais e em outros espaços. Nos dias 6 e 8 de agosto, acontece em Belo Horizonte/MG, a Oficina Estadual para tratar desse tema especificamente, reunindo cerca de 60 pessoas, entre dirigentes, assessores(as) e funcionários(as) da Federação, representantes dos polos/regionais sindicais e coordenadora regional da CONTAG.
A Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira pretende construir estratégias de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR a partir das deliberações do 12º Congresso da CONTAG (12º CNTTR) e do Planejamento Estratégico da CONTAG (2017-2021); fortalecer a organicidade e sustentabilidade do sistema confederativo CONTAG / FETAGs / STTRs; e ampliar a representatividade sindical mediante a qualificação dos serviços prestados aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
A abertura política aconteceu pela manhã, com a participação do secretário de Finanças e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, da coordenadora regional Sudeste, Alaíde Bagetto Moraes, e da Diretoria da FETAEMG.
A programação conta com análise de conjuntura, diagnóstico sobre os desafios da sustentabilidade política-financeira dos estados, a 4ª etapa do Plano Sustentar, estratégias para potencializar a sustentabilidade politica-financeira do MSTTR, entre outros temas. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi