Dirigentes e assessores da Contag, da Federação dos Trabalhadores naAgricultura do Distrito Federal e Entorno (Fetadfe) e do InstitutoNacional de Seguro Social (INSS) estiveram reunidos na semana passada,em Posse (GO), que fica no entorno do Distrito Federal, para discutirsoluções, com vistas a melhorar o relacionamento entre servidores daAgência da Previdência Social (APS) daquele município e as liderançassindicais rurais do nordeste goiano.
A Contag e a Fetadfe defenderam o estabelecimento de uma parceriaentre a entidade e o INSS, pautada no mútuo respeito que contribua namelhoria do atendimento dos trabalhadores e das trabalhadoras ruraisdo entorno do DF junto a Previdência Social.
Dentre os encaminhamentos que saíram do encontro está a realização dereuniões mensais entre os servidores da APS e as lideranças sindicais.A primeira reunião será realizada no dia 16 de setembro, na sede doSindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Posse.
Também ficou acertada a assinatura de um Termo de Cooperação, para queos sindicalistas sejam credenciados para agendar o atendimentocoletivo dos trabalhadores rurais na agência de Posse.
A Contag se propôs, ainda, intermediar uma maior aproximação entre oINSS com a direção da Fetadfe e os sindicatos que ficam no entorno doDistrito Federal, com vistas a melhorar o atendimento aostrabalhadores(as) rurais. A secretária de Politicas Sociais daFetadfe, Claudia Farinha, disse que esta é uma reivinicação antiga dasua base e que há anos a direção da Federação vem lutando para que asAgências da Previdência Social tenham um atendimento mais humano eeficiente aos trabalhadores(as) rurais. "Os encaminhamento tomados,semana passada, na reunião realizada em Posse, fortalece a luta daFetadfe em defesa dos direitos e beneficios da classe trabalhadora docampo", acentua a secretária. FONTE: Gil Maranhão, da Agência Contag de Notícias