"Mulheres na Luta por Territórios Livres e Corpos Vivos
Por Territórios Livres e Corpos Vivos, milhares de Margaridas ocuparam as ruas de vários estados, municípios e do distrito federal, neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Em Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) participou da Marcha do Dia Internacional da Mulher, que percorreu do Parque da Cidade à Torre de TV, com parada estratégica em frente ao palácio do Buriti.
O Dia Internacional de Luta e de Resistência das Mulheres é uma data para reafirmarmos enquanto mulheres do campo e da cidade, a força política, a resistência e a luta contra o machismo que infelizmente ainda existe na sociedade, no nosso país. Não só hoje, mas também nos próximos dias estaremos na defesa da soberania nacional, das nossas terras e territórios, dos nossos modos de produção, sobretudo, das nossas vidas, pontuou a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais.
Também representaram a CONTAG na Marcha do Dia Internacional da Mulher, as secretárias de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha), a secretária geral da CUT/Nacional, Camem Foro, que também compõem a Diretoria da CONTAG, dirigentes da Federação do Distrito Federal e Entorno e funcionárias(os) da Confederação.
A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também participou do ato político do 1º Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, realizado na noite do dia 07, onde teve a oportunidade de conversar sobre a luta das Margaridas com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, acompanhado do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Sul (FETAG-RS) participou de eventos nas regionais do Vale do Rio Pardo/ Baixo Jaquí e Vale do Taquari da FETAG-RS. As agendas são realizadas há anos e contam com atividades religiosas e a participação da Diretoria da FETAG-RS, de entidades públicas, de deputados estaduais e federais, de representantes de cooperativas, entre outros.
Nos eventos no Rio Grande de Sul, o presidente da CONTAG se solidarizou com os(as) agricultores(as) gaúchos(as) pelo período de estiagem que o estado atravessa e fez uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher.
O 8 de março é uma data para refletirmos sobre os caminhos de exclusão percorridos pelas mulheres ao longo da história. A partir desta análise, somos convidados(as) enquanto homens e sociedade, a apoiarmos a luta das mulheres por seus direitos e igualdade.
Vale ressaltar que em 2020, a CONTAG trouxe como mote do 8 de março - Dia Internacional da Mulher: Mulheres na Luta por Territórios Livres e Corpos Vivos. Para saber mais sobre o mote, clica AQUI
FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes