Há mais de uma década, movimentos sociais de todo o mundo têm travado uma grande luta em defesa da soberania alimentar mundial. Esta batalha surge em contraposição ao processo de desenvolvimento neoliberal e agroexportador, como forma de garantir o direito humano à alimentação.
A criação da Aliança por Soberania Alimentar da América Latina e Caribe foi definida na última Conferência da Sociedade Civil por Soberania Alimentar, realizada em março de 2012, em Buenos Aires, Argentina. Agora, acontece a 1ª assembleia de fundação, nos dias 5 e 6 de agosto, em Bogotá, Colômbia. Na ocasião, serão definidas as formas de estrutura e coordenação da aliança, bem como definidos os planos de ações conjuntas para o próximo período. A CONTAG acredita que esta aliança é um elemento essencial para a construção de um novo modelo de sociedade, capaz de reconhecer o papel da agricultura familiar, campesina e indígena neste processo.
A atividade também visa dar continuidade ao processo de consulta sobre investimentos agrícolas responsáveis, dias 7 e 8 de agosto, que está sendo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), conjuntamente com o Mecanismo da Sociedade Civil, membros do Conselho Mundial de Segurança Alimentar, uma vez que este é um dos principais temas definidos como estratégico a ser trabalhado pelo CSA depois da aprovação das Diretrizes de Governança da Terra e dos Recursos Naturais, aprovado em 2011.
Esta assembleia conta com a participação de membros de organizações de diversos setores, como agricultores(as) familiares, campesinos, assalariados(as) rurais, povos indígenas, ONG´s, pescadores, jovens, mulheres, estando representados em organizações como Coprofam, UITA, Via Campesina, Movimento Agroecológico de Latino América (Maela), Conselho Internacional de Tratados Índios, Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Confepesca, Amigos de La Tierra (ATALC), Rede contra los Plaguicidas (Rapal), Enlace Continental de Mulheres, Fian, dentre outras. A CONTAG está representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, e pela secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alessandra Lunas, que também é a secretária-geral da Coprofam.
Leia a Declaração da I Assembléia da Aliança para a Soberania Alimentar da América Latina e do Caribe na íntegra clicando aqui. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi