A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) está executando o Consórcio Social da Juventude Rural - Rita Quadros pelas Regionais Sindicais de Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, e pela sua Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR). Inicialmente, um total de 150 jovens do meio rural estão sendo capacitados, tendo aulas de cidadania e de profissionalização.
O consórcio é uma ação do Programa Nacional de Primeiro Emprego e tem por objetivo a qualificação profissional de jovens com idades entre 16 a 24 anos e de baixa renda. Ele é desenvolvido em 400 horas de formação, sendo 200h em cidadania e outras 200h em oficinas profissionalizantes.
Os principais objetivos do Consórcio são: a promoção de um processo permanente de fomento ao conhecimento e habilidades, que contribuam para a inserção de jovens rurais no mercado de trabalho e/ou na geração de renda; estimular a organização política e social da juventude na perspectiva do fortalecimento de seu protagonismo e a inserção nos espaços de construção de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável; fomentar a constituição de redes de auto-ajuda entre organizações de jovens rurais no sentido de superar os problemas comuns e, ainda, na promoção da auto-estima da juventude; e motivar os movimentos sociais rurais a desenvolverem ações e políticas locais, que contemplem os interesses da juventude.
Regional Santa Cruz do Sul - O Centro da Juventude da Regional Sindical Santa Cruz do Sul, localizado em Arroio do Tigre, está trabalhando o Consórcio Social da Juventude Rural com 75 jovens de nove municípios que estão se profissionalizando na área de apicultura.
Regional Santa Rosa - A profissionalização na área de processamento de frutas motivou outros 75 jovens, de 11 municípios que integram a Regional Sindical da Grande Santa Rosa, a receberem aulas de capacitação em Santo Cristo.
As aulas acontecem em regime de alternância, isto é, com uma semana de capacitação e outra nas propriedades de seus familiares. Os jovens têm ajuda de custo e direito a uma bolsa durante os quatro meses de aulas, além de receberem todo o material necessário para as aulas de cidadania e as oficinas profissionalizantes.
Parcerias - A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é a entidade conveniada e a Fetag/RS é a executora. Os recursos são provenientes dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) pela Secretaria de Reordenamento Agrário. Ao mesmo tempo, há parcerias com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, as Regionais Sindicais, a Emater, as prefeituras, as cooperativas, as universidades e Casa Familiar Rural, entre outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetag-RS
Boaz (0xx51) 3228 4866