A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag participou na semana passada da reunião de redefinição das comissões que integram o Conselho Nacional de Juventude. A Contag é uma das entidades que faz parte do Conselho formado por 60 membros, sendo 40 deles representantes da sociedade civil.
Segundo a coordenadora da Comissão, Elenice Anastácio, a discussão tratou das atribuições do Conselho e de como cada membro vai trabalhar dentro das comissões. A Contag atuará na comissão que fará o acompanhamento de planos e programas do governo voltados para a juventude.
"Dentro dessa comissão, serão formadas outras comissões e grupos de trabalho para tratar de assuntos como orçamento, plano plurianual, prioridades defendidas na Conferência Nacional de Juventude, elevação da escolaridade, renda, território da cidadania, Projovem, Pronaf Jovem e outros", explica a dirigente da Contag.
No encontro, foi aprovada a proposta de um curso de formação para conselheiros, coordenado à distância pela Universidade Federal de Minas Gerais. A próxima reunião do Conselho está marcada para o mês de agosto. Até lá, os membros trabalharão os temas definidos para cada comissão.
"Agora poderemos fazer de fato um acompanhamento mais permanente dessas ações e programas que o governo federal está redefinindo para a juventude", avalia Elenice. FONTE: Ciléia Pontes