Dirigentes do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) estão desde ontem (2) em Brasília para a primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo da Contag. Eles aprovaram por unanimidade a prestação de contas, o relatório de atividades de 2007 e o planejamento da Confederação para 2008.
Os conselheiros também discutiram as estratégias do MSTTR para as eleições municipais deste ano. Além disso, trataram do processo de mobilização para o Grito da Terra Brasil (GTB), previsto para maio, na capital federal.
Após definir a pauta de reivindicações do GTB 2008 na tarde de ontem, a diretoria da Contag e diretores das federações debateram a mobilização que será feita em cada estado para que possam ser reunidos em Brasília, pelo menos, 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais na data do Grito.
Reforma Agrária, acesso à assistência técnica pública e garantia de renda para o meio rural são os três grandes temas a serem discutidos com o governo federal no GTB deste ano. A direção da Contag está negociando uma data na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer a entrega formal da pauta de reivindicações.
Eleições - As eleições municipais deste ano foram outro tema da reunião. Os presidentes das federações apresentaram as perspectivas de candidaturas e o panorama eleitoral em cada estado. A expectativa da Contag é conseguir ultrapassar a porcentagem de candidatos ligados ao movimento sindical eleitos em 2004.
"As discussões estão ainda em termos de pré-candidaturas, não tem ainda definição, nós estamos dando prazo para as federações nos enviarem um levantamento dessas pré-candidaturas até 30 de maio. As candidaturas oficializadas só vão ser apresentadas, de fato, em julho, depois das convenções", informa o presidente da Contag, Manoel dos Santos.
Hoje, o Conselho Deliberativo tratou ainda sobre o avanço do etanol, condições de trabalho nos canaviais e desemprego no campo. A Medida Provisória 410 e Projeto de Lei 6852/2006, que trata do acesso de trabalhadores na agricultura à Previdência Social, também fizeram parte da pauta. O presidente da Contag faz uma avaliação positiva dos primeiros dois dias de reunião do Conselho.
"Entendemos que esse processo de discussão até aqui está sendo bom, todos os encaminhamentos foram aprovados com unidade, sem discussão polêmica, sem gerar divisão significativa entre o Conselho. É um ano que nós vamos ter muitas atividades", afirma. O Conselho Deliberativo da Contag será encerrado amanhã (4).
FONTE: Ciléia Pontes