Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Conselho da CONTAG aprova deliberação que fortalece a participação da juventude rural nos Sindicatos e Federações
WhatsApp

29 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

O Conselho Extraordinário e Ampliado da CONTAG realizado por meio de plataforma virtual na tarde desta quinta-feira (29 de julho de 2021) firmou posição sobre a regulamentação da deliberação do 13º Congresso da CONTAG quanto ao fortalecimento da participação da juventude rural em todas as instâncias do Sistema CONTAG e estratégias para o efetivo cumprimento da cota mínima de jovens nos Sindicatos e Federações.

Entre as principais questões aprovadas estão: a necessidade de alteração dos estatutos de sindicatos e federações para incluir a cota de, no mínimo, 20% de jovens nas diretorias, conselhos fiscais e respectivas suplências consideradas separadamente; e o fato de que os delegados(as) das atividades deliberativas da CONTAG dos sindicatos e federações que não tenham alterado seus estatutos até o 14º CNTTR deverão ser todos jovens, obedecendo a paridade; e também a construção coletiva de um Plano de Ação para efetivar a participação da juventude nos sindicatos e federações.

“Esse debate só fortalece a nossa organização sindical, pois valoriza cada vez mais a juventude e define um processo de avanço que possibilitará a cota mínima de 20% da participação da juventude na nossa organização sindical (Sindicatos, Federações e CONTAG)”, pontua o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“Agradeço muito a todos e todas pela presença no debate. Aproveito para reforçar a necessidade de compromisso de todos e todas para o cumprimento das orientações referentes à participação dos(as) jovens nas instâncias do MSTTR. Viva a Juventude Rural! Viva o Sistema CONTAG!”, agradeceu e destacou a secretária de Jovens da Confederação, Mônica Bufon.

Após um amplo e participativo debate, os mais de 192 delegados e delegadas, sendo 85 jovens, aprovaram que:

1. Todas as entidades sindicais, considerando Sindicatos, Federações e a própria CONTAG, ressalvadas as que já cumprem a presente norma, devem alterar/adequar seus estatutos para fazer constar a cota de, no mínimo, 20% (vinte por cento) de jovens na composição de todas as instâncias da Diretoria acaso existentes (Diretoria Efetiva, Diretoria Executiva, Diretoria Ampliada, Diretoria), e Conselho Fiscal, e suas respectivas suplências, consideradas separadamente.

2. A aplicação da cota mínima de 20%, quando resultar em fração, sempre será feita por aproximação aritmética ao número inteiro superior seguinte, descartada qualquer aproximação que resulte porcentagem menor que o mínimo de 20%.

3. As Federações e Sindicatos que ainda não tenham alterado seus estatutos para incluir a cota de, no mínimo, 20% de jovens em suas Diretorias e Conselho Fiscal e suas respectivas suplências, consideradas separadamente, até o 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, deverão, obrigatoriamente, indicar jovens entre 16 e 32 anos como delegados e delegadas, para todas as vagas, em todas as atividades deliberativas da CONTAG, considerando a paridade de gênero.

4. O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, sob coordenação da Secretaria de Jovens da CONTAG, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens, construirá coletivamente um Plano de Ação com propostas que estimulem o debate sobre a importância dos(as) jovens no contexto da agricultura familiar e que fortaleça a participação da juventude rural de forma efetiva nas atividades, quadros associativos, gestão dos sindicatos e instâncias políticas.

5. Todas as entidades sindicais deverão fazer alterações estatutárias observando o conjunto de questões que precisam ser alteradas e/ou contempladas nos estatutos como: cota mínima de jovens; paridade de gênero ou cota mínima de 50% de mulheres; representação da terceira idade na diretoria das entidades; representação de aposentados/as e pensionistas; adequação da categoria dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares representada; previsão para realizar assembleias, conselhos e congressos deliberativos por meios eletrônicos/virtuais; dentre outras questões.

6. O Plano de Ação deverá ser apresentado para deliberação ao último Conselho Deliberativo da CONTAG de 2021.

7. Será de responsabilidade da Diretoria da CONTAG elaborar e apresentar às Federações e Sindicatos os textos com as propostas de alterações estatutárias contemplando as questões ora especificadas.

8. Esta resolução passará a ser aplicada a partir da data de sua aprovação pelo Conselho Deliberativo.

Além da participação da juventude rural nos Sindicatos e Federações foram feitos informes sobre a regularização sindical; o projeto que prevê a transferência de terras da união para os estados do Amapá e Roraima; Jornadas Formativas nos Estados e a nova plataforma da ENFOC; a Medida Provisória (MP1052) que propõem a alteração dos fundos constitucionais do Norte e do Nordeste; entre outros informes.

O Conselho contou com as presenças de representações das Federações filiadas, da Diretoria e funcionários(as) da CONTAG, do deputado orgânico do Sistema Confederativo, Vilson da FETAEMG, e de representações das Centrais CUT e CTB.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes - com informações da Secretaria de Jovens da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico