O 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, que entrou hoje em seu quarto dia de trabalhos, iniciou pela manhã a plenária final para discussão e votação das propostas dos dez grupos de trabalho. Sindicalismo - Prática e Ação Sindical foi o primeiro tema a entrar em votação no plenário lotado do auditório principal. O reconhecimento da necessidade de combater o nepotismo dentro do movimento sindical foi a principal proposta aprovada. A emenda substitutiva, aclamada pelos congressistas, a partir de agora admite a contratação de familiares de dirigentes somente até segundo grau (a original admitia até terceiro grau).
Foram votadas também emendas que visam o aumento da transparência e das informações que são passadas sobre a gestão financeira e administrativa do sindicato para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Então, são pontos bastante significativos que foram aprovados.
Outra questão relevante diz respeito aos meios de comunicação. Ficou clara a preocupação do Congresso na questão da atualização dos meios de comunicação do MSTTR. Além dos tradicionais que são utilizados, como o jornal, foi aprovado o investimento maior em rádios comunitárias, redes sociais e televisões. Há uma sensação de que é necessário ampliar a divulgação através de outras formas de difusão. Um dos destaques é a utilização da internet de forma apropriada e em favor do movimento sindical. FONTE: Imprensa CONTAG - Luiz Fernando Boaz