25/03/2008 - 05h36
SÃO LUÍS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarca na manhã desta quinta-feira em São Luís. A visita de Chávez foi confirmada ontem pela manhã pelo governador Jackson Lago (PDT) durante a recepção aos ministros Edson Santos (PT-RJ), da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), da Integração Nacional.
Chávez cumprirá uma agenda curta em São Luís. Ele permanecerá na cidade por aproximadamente quatro horas e virá de Recife, onde terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quarta-feira, para analisar o avanço de vários acordos e uma proposta do presidente brasileiro para criar um Conselho de Segurança Sul-Americano.
A visita de Chávez a São Luís tem como objetivo a assinatura de convênios entre os governos do Maranhão e da Venezuela na área de educação. Jackson Lago também pretende assinar acordos em outras áreas de Saúde e desenvolvimento econômico. "Temos muito o que aprender com Hugo Chávez. Acredito que ele pode nos ensinar bastante a fazer com que o Maranhão avance em vários indicadores sociais, principalmente no que se refere à educação", assinalou o governador, que complementou: "Também podemos aprender com ele a aumentar a nossa capacidade de geração de emprego e renda no estado".
A visita do presidente venezuelano foi agendada desde a semana passada e estava sendo guardada a sete chaves pela cúpula do governo estadual. A notícia, entretanto, começou a circular na imprensa na quarta-feira passada e foi confirmada quinta-feira. Mas, desde então, o governo negou a vinda do presidente venezuelano à capital maranhenses. Na agenda de Chávez a São Luís, há a perspectiva de que o presidente se encontre com representantes Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). É provável que o líder nacional do MST, João Pedro Stédile, venha a São Luís para se encontrar com Chávez.
No domingo último, uma aeronave (Boeing 737-200) militar da Força Aérea venezuelana aterrissou em São Luís com uma comitiva formada por dezenas de agentes de segurança de Hugo Chávez. O avião chegou à capital maranhense às 14h40 e decolou ontem, às 12h20. Os agentes estão em São Luís para acertar os últimos detalhes da vinda do presidente.
COMITIVA
A comitiva venezuelana que chegou a São Luís para preparar a visita de Chávez não quis falar sobre o assunto. Até às 16h de ontem, cerca de 38 militares estavam hospedados no BrisaMar Hotel, na Praia da Ponta d?Areia, sendo que parte deles utilizou um microônibus da empresa Crisbell Tur (placas: MVR-8701) para se deslocar pela cidade.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, alguns membros do grupo eram assessores do próprio presidente venezuelano, que estariam conhecendo as dependências do Palácio dos Leões. Além disso, eles também estavam acertando detalhes da visita de Chávez com os assessores do governador.
Enquanto isso, nas dependências do hotel, o clima era de suspense e discrição. Na tentativa de despistar a imprensa, alguns venezuelanos se denominavam oriundos da Colômbia, apesar de grandes evidências no que diz respeito aos pedidos de serviço no estabelecimento, como, por exemplo, ligações internacionais para a Venezuela e envios de e-mails contendo imagens de várias partes da cidade.
Segundo informações de funcionários do hotel, uma outra parte de turistas venezuelanos ainda era esperada até o fim da noite de ontem. Exatamente às 17h, a equipe de militares retornou ao hotel. Quando questionados sobre o motivo da presença de tantos oficiais venezuelanos na capital, os militares disseram não estar autorizados para dar qualquer tipo de informação.
O excesso de preocupação da comitiva de Chávez é natural em qualquer visita internacional do presidente venezuelano. Além de mandar agentes prepararem a visita nos locais onde ele desembarca, Chávez também costuma transportar toda a alimentação e a água que vai beber.
O Estado do Maranhão FONTE: Imirante.com ? MA