ReutersO Globo; CBN Minas, Agência Brasil e O Globo Online
SÃO PAULO - Um funcionário do campus da Universidade Federal de Goiás é o nono caso confirmado de morte por febre amarela no Brasil este ano. A informação é do secretário da Saúde de Goiás, Cairo de Freitas. O funcionário, um vigilante que não teve o nome confirmado, faleceu em 30 de dezembro e teve a causa da morte confirmada por exames no Instituto Evandro Chagas. ( Saiba como evitar a febre amarela )
Em nota divulgada nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde informa que já são 18 os casos confirmados de febre amarela no país. Além das nove mortes, outras nove pessoas conseguiram se recuperar. Outros 15 casos foram descartados para febre amarela e sete permanecem em investigação. Os prováveis locais de infecção dos casos confirmados, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, ocorreram em áreas silvestres de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O estado com maior número de ocorrências é Goiás, com 14 infectados, entre eles nove mortes. Outros seis casos estão sob investigação no estado.
Apesar das mortes, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm tentado afastar os temores de uma epidemia da doença no país.
O governo tem feito apelos para que somente as pessoas que têm viagem marcada para alguma das áreas de risco ou as que vivem ali busquem se vacinar contra a doença. FONTE: Globo Online ? RJ