Por Vanusia Gonçalves
Em substituição ao tradicional encontro internacional centralizado, o Fórum Social Mundial deste ano será composto por centenas de atividades espalhadas por todo o globo. Os primeiros eventos começam nesta terça-feira (22) e continuam até o próximo sábado (26), quando ocorre o Dia de Mobilização e Ação Global.
As ações descentralizadas têm como objetivo integrar pessoas de diferentes movimentos, especialmente aquelas que não teriam a oportunidade de viajar e comparecer a um evento único como o Fórum vem sendo realizado desde 2001.
Veja abaixo quais serão as principais mobilizações que acontecerão no dia 26 de janeiro no Brasil:
São Paulo (SP)
No centro da capital paulista será encenada uma peça teatral com a participação do público. A partir do meio dia, quatro grupos começam a se concentrar para um grande confronto cênico, baseado na peça "Rei Lear", de Shakespeare. Cada um deles vestirá camisetas de uma cor e representará reivindicações como reforma agrária, a moradia, os direitos trabalhistas e as políticas de inclusão.
O desfecho do drama acontece em frente à Prefeitura da capital, onde os grupos de vermelho, amarelo e azul enfrentarão o grupo branco, que representa o Império e a desumanidade. Depois da encenação, a Coordenação de Movimentos Sociais (CMS) - reúne a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União Nacional de Estudantes (UNE), entre outras entidades - organizará um ato político na Praça Ramos de Azevedo, marcado para as 15h.
No Centro de Eventos São Luis, próximo à Avenida Paulista, acontece o Sábado-Feira, evento que reunirá centenas de entidades sociais e culturais que estarão apresentando suas ações para melhorar o mundo.
Belém (PA)
Próxima sede do FSM em janeiro de 2009, a capital paraense terá um desfile de carnaval com reivindicações sociais. O evento começa às oito horas da manhã, saindo do complexo Feliz Luzitânia, na Cidade Velha, percorrendo algumas ruas do centro da cidade até chegar à Praça República.
Rio de Janeiro (RJ)
No Aterro do Flamengo, um show gratuito com cinco palcos levará músicos famosos e artistas de favelas à beira para entoar o mote "um outro mundo é possível". O evento, que também terá uma feira alternativa com oito tendas temáticas, começará às oito da manhã.
Curitiba (PR)
Às nove da manhã, na Boca Maldita, terá início a marcha de mobilização para o Fórum Social do Mercosul. Da Universidade Federal do Paraná, também sairá, às 9h30, a Bicicletada do Fórum Social do Mercosul.
A lista completa com todas as atividades que acontecerão no Brasil pode ser acessada no endereço http://wsf2008.net/pt-br/place/4235.
No Mundo
Até a tarde desta terça-feira (22), o site oficial do FSM registrava 655 ações espalhadas pelo planeta. De acordo com os organizadores, o número tende a crescer até sábado, já que a inscrição para os eventos continua aberta. O Brasil é o país que concentrará mais mobilizações, com 145 atividades, seguido da Itália, onde ocorrerão 107 eventos, e dos Estados Unidos, com 54 ações. FONTE: Repórter Brasil