Vai faltar tempo para os jovens participarem de toda programação do Festival Nacional da Juventude Rural nesta terça-feira (27). A programação inclui painéis com debates sobre esporte e cultura, oficinas, filme, competições esportivas e a votação do Hino da Juventude.
As atividades começam, às 9 horas, no Ginásio Nilson Nelson, com painel sobre cultura. Participam atividade o gerente de Projetos da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Américo Cordula, e a coordenadora de Jovens da Federação de Minas Gerais (Fetaemg), Maria Alves. A mesa será presidida pela coordenadora nacional de jovens da Contag, Elenice Anastácio. O debatedor será Ednaldo Antônio da Silva, mais conhecido como Nico. Ele é presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Lagoa de Itaenga (PE) e faz parte de um grupo de maracatu.
A partir das 14 horas acontecem, simultaneamente, diversas oficinas. A juventude poderá conferir oficinas de teatro, pintura, dança, tambor e teatro de bonecos nas tendas próximas ao Ginásio Nilson Nelson. O acesso é livre para todos participantes do Festival da Juventude. As oficinas de rádio, fotografia digital e pin-hole (técnica de fotografia comlata e/ou caixa) montadas para os participantes do Festival da Juventude começam nesta terça-feira, às 14 horas. A programação foi elaborada pela Assessoria de Comunicação da Contag e Universidade Católica. O acesso é restrito para as pessoas inscritas pelas comissões estaduais.
A oficina de rádio será oferecida para 26 jovens de 13 estados. A atividade começa nesta terça-feira e termina amanhã, às 18 horas. A oficina de pin-hole será ministrada na Universidade Católica na quarta-feira, pela manhã, para 20 jovens. A oficina de fotografia digital também começa hoje e termina na quinta-feira. As comissões estaduais de jovens indicaram 18 pessoas para participar dessa modalidade.
A parte teórica e as aulas de laboratório serão dadas no campus da Universidade Católica de Brasília. O ônibus está programado para sair hoje, às 13h30, do ginásio. Os participantes da oficina de pinhole devem pegar o transporte no Albergue da Juventude na quarta-feiraàs 8h30.
Logo após o painel sobre cultura, será a vez de a juventude rural debater o esporte com a secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, Rejane Penna, do Ministério do Esporte, e Ana Rita Miranda, da Comissão de Jovens da Fetag/BA. A mesa será coordenada pelo secretário de Assalariados e Assalariadas da Contag, Antônio Lucas Filho.
A Marcha das Margaridas é o tema da noite cultural desta terça-feira. "A idéia é mostrar que a marcha também diz respeito à juventude", explica Elenice Anastácio. A programação prevê falas rápidas da coordenadora da Comissão Nacional de Jovens, de Carmen Foro, presidente interina da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora de Mulheres da Contag, e Maria Alves, coordenadora da Comissão de Jovens da Fetaemg. A atividade não vai se limitar aos discursos, pois estão previstas apresentações teatrais, recitais de poesia e espetáculos de dança e música.