Várias mudanças poderão ocorrer nas escolas do Espírito Santo. Essas possibilidades serão discutidas a partir da próxima segunda-feira (10), na Conferência Estadual de Educação Básica. Durante os dias 10, 11 e 12 de dezembro, toda a cúpula da educação no Espírito Santo, entre secretários municipais e representantes da SEDU-ES estarão presentes para discutir ações e propostas para a educação básica dos próximos anos.
Vários pontos do Ensino Infantil, fundamental e médio serão analisados, como a ampliação do tempo escolar, educação à distância, piso salarial, o Sistema Nacional de Avaliação, o PNE, o PDE, o financiamento da educação, inclusão e diversidade, educação ambiental, educação no campo e formação continuada dos professores.
Para fomentar essas discussões e decisões, estarão presentes representantes do MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e MEC/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
A Conferência Estadual da Educação Básica tem um caráter deliberativo, onde sociedade civil organizada, especialmente as entidades representativas do setor educacional do Espírito Santo analisarão os eixos temáticos propostos pela Comissão Organizadora Nacional e deliberarão conteúdos que serão organizados em um relatório geral a ser debatido e aprovado na Conferência Nacional, em Brasília, no período de 14 a 18 de abril de 2008.
O evento é promovido pelo MEC com realização da Undime/ES e da SEDU, com secretaria, logística e estrutura da Máxima Eventos. FONTE: Gazeta Online ? ES