Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JULGAMENTO POLÍTICO
Condenação sem provas e seletividade da justiça colocam em xeque a isenção e imparcialidade do Judiciário brasileiro
WhatsApp

25 de Janeiro de 2018


Ricardo Stuckert
TEMAS RELACIONADOS:
julgamento político

O resultado do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre/RS, por unanimidade, e com o aumento da pena de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sem a apresentação de provas e contra as provas produzidas no processo por sua defesa, confirma a tese de que foi um julgamento político, com o objetivo claro de impedir a candidatura de Lula à Presidência da República neste ano.

E não é só a candidatura de Lula que está em jogo. A elite do empresariado deseja ampliar o retrocesso iniciado com o golpe de Estado de 2016, com o impedimento da presidenta Dilma Rousseff, seguido pelo desmonte das políticas públicas e de ministérios estratégicos, como o MDA, da Previdência Social e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, por exemplo. A próxima tentativa será a aprovação da “reforma” da Previdência.

Quarta-feira (24), durante grande manifestação em São Paulo, após o julgamento, novamente Lula afirmou não ser o dono do triplex, alvo da investigação. “Estou condenado, outra vez, por um apartamento que não tenho. Se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento. Aí justifica! Já pedi para o Boulos mandar o MTST ocupar aquele apartamento Já que é meu, ocupem!”, ironiza Lula por conta da condenação injusta, baseada apenas em indícios a partir de delações premiadas.

A própria sentença do julgamento em 1ª instância reconheceu inexistirem provas de propina OAS/Petrobrás destinada a Lula (Ação Penal nº 5046512-94.2016.4.04.7000/PR, Despacho/Decisão Embargos, pag. 06, item 3.g., 3º parágrafo). Mas, mesmo assim, Lula foi condenado. Uma demonstração de que a justiça não está sendo isenta e imparcial com o ex-presidente é o exemplo do julgamento do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), envolvido no esquema de corrupção mais conhecido como “o mensalão mineiro”. Da data da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República até a decisão no Tribunal de Justiça de Minas Gerais se passaram 10 anos. É um caso idêntico ao do ex-presidente Lula, pois os dois processos foram julgados em primeira instância. A diferença é a celeridade no caso do Lula e a demora no outro.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, lembra que é fundamental compreender que o ataque a Lula é, na verdade, uma ofensiva muito forte contra tudo que se conquistou a partir da vitória política do campo democrático popular no Brasil desde 2003. “É contra todo um ciclo de mudanças que impactou a melhora de vida de nosso povo, sobretudo o povo pobre, mais carente, que mais necessitam”, disse Adilson em nota divulgada no Portal da CTB.

A nota oficial da CUT também reforça a necessidade de fortalecer a luta contra a retirada de direitos. “Embora estejam empenhados em destruir os direitos dos trabalhadores e de seus representantes, eles ainda não conseguiram acabar com a aposentadoria dos brasileiros. Em 2017, conseguimos barrar a aprovação da ‘reforma’ da Previdência com a maior greve da história, em 28 de abril. E, vamos parar o Brasil novamente no dia 19 de fevereiro se eles insistirem em colocar em votação a reforma da Previdência”, destaca a nota.

A agricultura familiar também sente os impactos do fim de um governo popular, que priorizava a classe trabalhadora e a produção de alimentos pelos agricultores e agricultoras familiares. “Diminuíram os investimentos em educação e saúde com a PEC do Teto; aprovaram a reforma trabalhista, que precariza as relações de trabalho; diminuíram o orçamento para a agricultura familiar em 2018, inviabilizando a execução de vários programas e políticas; e agora querem nos excluir do sistema previdenciário. Precisamos reagir a essa perseguição contra a classe trabalhadora e contra os movimentos sindical e sociais”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

PRÓXIMOS PASSOS

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que “a defesa vai se utilizar de todos os meios legalmente previstos para impugnar a sentença porque a decisão condenou uma pessoa que não praticou crime”.

Como a condenação no TRF-4 foi por unanimidade, existem grandes chances de tentarem impedir uma eventual candidatura de Lula à Presidência da República, baseada na Lei da Ficha Limpa. No entanto, o PT lançou oficialmente nesta quinta-feira (25) a candidatura de Lula durante a reunião da Executiva Nacional do partido.

A CONTAG também convoca as suas bases para intensificar a luta contra o desmonte das políticas, contra as desigualdades e pelo garantia do estado democrático de direito.

ENTENDA MAIS SOBRE O CASO

O julgamento do processo contra o ex-presidente Lula no TRF 4ª Região, nesta quarta-feira (24), rompeu com a obrigação legal de a acusação ter o ônus da prova contra o acusado e apresentá-la com clareza, a vista de todos.

1 - A compra de uma cota junto a uma cooperativa habitacional, em 2005, de um apartamento de 82 m2 em Guarujá (SP), se tornou base da acusação de que Marisa e Lula estariam escondendo, desde 2005, que receberiam um apartamento triplex, da empresa OAS – que só assumiu a obra do prédio em 2009. A acusação diz que teria havido prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

2 – Para que o processo fosse julgado pelo juiz Moro, a acusação afirmou que o caso envolveria três contratos da OAS com a Petrobras.

3 – Essa tese foi desmentida pelo próprio juiz, no processo: "jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-presidente".

4 - A acusação do crime de corrupção passiva, por lei, precisa identificar se o agente público recebeu vantagem indevida pelo uso da função pública. Isso implica afirmar - com clareza e provas – qual o ato de ofício foi praticado pelo agente público e qual a vantagem que ele recebeu.

5 – Na sentença, os fatos, em resumo, são descritos assim: a) – Lula praticou atos de ofícios indeterminados para favorecer a OAS em 2009; b) Em contrapartida, a OAS deu a ele o apartamento triplex em 2014. O imóvel sempre esteve em nome e em posse da OAS. A principal prova foi o depoimento do executivo da OAS, que é réu do mesmo processo, e fez essa declaração buscando negociar vantagens em delação premiada, junto ao Ministério Público.

As provas que constam no processo mostram com clareza que Lula não é proprietário nem possuidor do apartamento. Mostram com clareza que a OAS é proprietária do imóvel, tem benefício de financiamento garantido pelo imóvel, que está penhorado em Brasília para garantir dívidas da OAS.

Tudo, como ocorrido, resta claro o propósito de negar a Lula o devido processo legal com o propósito único de retira-lo da disputa eleitoral de 2018 e interferir nas eleições para a Presidência do País.

FONTE: Assessoria da CONTAG - Verônica Tozzi e Ricardo Farani



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico