Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONCÍLIO DE RURALISTAS PARA AMP
Concílio de ruralistas para ampliar espaço no Senado
WhatsApp

17 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
concílio de ruralistas para amp

Era para ser um jantar de lideranças ligadas ao campo brasileiro no Senado. Mas virou uma ampla reunião de representantes de vários partidos, tendências ideológicas e de densidade eleitoral bastante distintas em defesa do setor.

As oito mesas dispostas no subsolo da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), na noite da última quarta-feira, abrigaram 17 senadores, o equivalente a mais de 20% da Casa. Entre os comensais estavam os principais líderes da oposição, um influente conselheiro do governo Lula e suplentes recém-alçados à titularidade. Em nome do campo, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) comandou o convescote. Ardorosa defensora do agronegócio no Congresso, a vice-presidente da CNA envolveu os colegas nos principais temas do setor.

Entre goles de uísque Black Label e de vinho Dom Laurindo safra 2005, os senadores foram "apresentados" a temas dos mais áridos e controversos, como o direito à propriedade da terra, a titulação de áreas de antigos quilombos, as relações de trabalho no campo e as candentes questões ambientais na Amazônia.

Em tom ameno, mesmo após uma madrugada insone causada pelo debate em torno da TV Brasil, Kátia Abreu foi logo ao ponto: "Temos que aumentar o número de senadores em defesa do agronegócio". Disse mais: "A agricultura não é um problema só dos produtores. É do Estado brasileiro". E emendou com uma relação de 904 projetos de interesse do setor, "convergentes" (353) e "divergentes" (372), em tramitação no Congresso.

Em alguns temas, a CNA foi ainda mais direta na catequese. Ao colega Aloísio Mercadante (PT-SP), ex-líder, conselheiro de Lula e presidente da poderosa Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Kátia Abreu, que relatou a proposta pelo fim da CPMF, ofereceu mais elementos: "Aquele PL [projeto de lei] que está lá na CAE, Mercadante, é para isso, viu?" A senadora referia-se a um projeto para sustar os efeitos de uma lei que obriga os produtores a cumprir, de forma simultânea, os graus de utilização e produtividade da terra. "Se tiver crise, não posso reduzir área plantada. Somos punidos e obrigados a sermos incompetentes", disse.

O senador assentiu com a cabeça e disfarçou com um batuque na mesa, recheada de salgadinhos do concorrido bufê Sweet Cake. O Incra, comandado pelo petista Rolf Hackbart, discorda frontalmente da CNA em questões fundiárias e agrárias.

Antes de degustar a picanha maturada e o filé de robalo acompanhado de risoto de camarão, os senadores, agora brindados com a presença dos líderes tucano Arthur Virgílio (AM) e democrata Agripino Maia (RN), ouviram também apelos para "refletir" de forma "suprapartidária" algumas questões. Kátia Abreu insistiu na urgência de uma lei para regulamentar temas concorrenciais e fortalecer os poderes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "Hoje, essa defesa é zero, um gargalo medonho. Temos que enfrentar cartéis em defensivos e fertilizantes", disse.

Presidente da estratégica Comissão de Constituição e Justiça, o senador Marco Maciel (DEM-PE) apoiou a colega de partido. Com seu estilo direto e franco, a senadora avançou em assuntos de trabalho ao atacar o excesso de propostas de lei para regular o tema. "Quanto maior o aperto, mais informalidade teremos no campo. O aumento de obrigações levará a isso", alertou. Dados da CNA apontam informalidade de 55% no setor que tem 3,6 milhões de empregados. Quase uma hora depois do "concílio" rural, boa parte dos 17 senadores saiu à francesa. Entre eles, o petista Mercadante. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico