Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMUNIDADES RURAIS DE SÃO JOSÉ
Comunidades rurais de São José dos Quatro Marcos recebem bibliotecas
WhatsApp

04 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
comunidades rurais de são josé

Data: 04/03 | 16:14

Fonte: 24HORAS NEWS

Comunidades de pequenos produtores rurais dos assentamentos Figueirinha, Santa Rosa e Alvorada, localizadas no município de São José dos Quatro Marcos (343 km de Cuiabá), foram beneficiadas com bibliotecas do programa Arca das Letras, do governo federal, em solenidade realizada nessa quinta-feira (28.02), onde o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Lopes de Almeida, fez a entrega dos livros e estantes.

Na ocasião, também foi inaugurada as instalações da energia elétrica nos três assentamentos, provenientes do Programa Luz para Todos, resultado de um projeto encampado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso (Seder-MT) junto a Eletronorte e Rede Cemat para sua realização.

Em seu discurso, o secretário de Reordenamento Agrário falou sobre a comunhão de esforços para que o programa tenha sucesso. "Sem o apoio do governo Blairo Maggi, da Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, sua equipe e, dos técnicos da Seder-MT, esse projeto não chegaria a essas pessoas. Mas também não adianta o governo federal oferecer recursos, se não houver o interesse dos beneficiados. Esperamos agora que essas comunidades aproveitem bem as bibliotecas e seu acervo o máximo possível. Já que tudo está ligado, pois governo oferece a terra e está dando condições de trabalho para as famílias de pequenos produtores, seja com educação, transporte e saúde", avalia Adhemar Almeida.

O Programa Arca das Letras foi criado para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. Cada biblioteca é composta por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores a serem capacitados como agentes de leitura pelo MDA. Os livros são adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e também por meio de doações por parte de editoras e entidades não govermanentais. De acordo com o secretário de reordenamento, as estantes são produzidas por presidiários com madeira provenientes de apreensões.

Um dos assentados falou em nome das três comunidades e agradeceu a doação dos livros, bem como a instalação da luz na localidade. "Estamos satisfeitos com os benefícios oferecidos, tanto pelo governo federal como estadual. Temos orgulho de dizer que estamos produzindo maracujá, abacaxi e outros produtos e já comercializando. Com certeza vamos saudar nossa dívida junto ao governo quando chegar a hora de pagarmos as parcelas dos financiamentos, é o mínimo que podemos fazer", disse o produtor rural, João Batista, do assentamento Figueirinha.

Estiveram presentes o secretário adjunto de Agricultura Familiar da Seder-MT, Jilson Francisco da Silva, o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Antonio de Andrade Junqueira; Antônio Paulo, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), representantes da Federação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Seder-MT, do MDA, autoridades políticas locais e assentados. FONTE: Diário da Notícia ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico