Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMPRA DE TERRAS POR MÚLTI NO R
Compra de terras por múlti no RS reabre debate sobre fronteiras
WhatsApp

04 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
compra de terras por múlti no r

Elder Ogliari

São Francisco de Assis - Um projeto da multinacional sueco-finlandesa Stora Enso, que quer adquirir 120 mil hectares de terras para plantar eucaliptos em 11 municípios do sudoeste do Rio Grande do Sul, gera polêmicas entre os gaúchos desde que foi anunciado, em outubro de 2005, e acaba de provocar a abertura de um debate nacional sobre mudanças na Lei da Faixa de Fronteiras, estabelecida em maio de 1979 como parte da doutrina de segurança nacional vigente à época.

A Stora Enso anunciou no fim de 2005 a intenção de formar uma base florestal no Rio Grande do Sul para abastecer de matéria-prima futura fábrica de celulose - um investimento inicial de US$ 250 milhões que pode criar 1.600 empregos diretos e 1.700 indiretos ao fim do primeiro ciclo florestal, de sete anos, fora os da indústria, que exigirá investimentos de mais US$ 1 bilhão.

O empreendimento soma-se a outros dois, semelhantes, da Aracruz Celulose e da Votorantim Celulose e Papel, que também estão adquirindo áreas para plantar a matéria-prima de suas futuras fábricas na região. Em entrevista à TV Estadão (www.estadao.com.br) no dia 21 de fevereiro, o líder do MST João Pedro Stedile disse que, enquanto os sem-terra são tratados como fora-da-lei, o capital internacional tem liberdade para adquirir extensas áreas em zonas restritas aos brasileiros.

"A Stora Enso comprou 86 mil hectares em área de fronteira no Rio Grande do Sul, de mais de 400 propriedades, expulsando pequenos e médios agricultores para impor a monocultura do eucalipto, que é predadora do meio ambiente", afirmou Stedile. E fez uma conclamação ao Exército. "Atenção militares nacionalistas, nos ajudem a expulsar os finlandeses da fronteira."

O discurso de Stedile foi uma referência à Lei da Faixa de Fronteiras, que exige a aprovação prévia do Conselho de Defesa Nacional para aquisição de terras feita por estrangeiros em qualquer lugar situado até o limite de 150 quilômetros para dentro do território nacional, a partir da linha divisória com outros países.

VAZIO JURÍDICO

Quando começou a atuar no País, a Stora Enso constituiu uma subsidiária, a Derflin Agropecuária Ltda., que adquiria as terras, mas tinha dificuldades para registrá-las nos cartórios. Os processos de aquisição eram encaminhados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para instruí-los e repassá-los ao Conselho de Defesa Nacional. Como a análise chega a levar dois anos, a compra ficou num vazio jurídico. Um vendedor de má-fé poderia negociar de novo a mesma terra enquanto não houvesse registro.

A solução encontrada pela multinacional foi abrir uma empresa transitória, a Azenglever Agropecuária Ltda., em nome de seus executivos brasileiros Otávio Pontes e João Borges, para a qual a titularidade das terras foi transferida. Quando todas as aquisições estiverem aprovadas pelo Conselho de Defesa Nacional, a Azenglever será incorporada pela Derflin.

Por solicitação de setores contrariados com o projeto, o repasse dos imóveis para a Derflin gerou pelo menos três investigações - uma do Ministério Público Federal, outra da Polícia Federal e uma terceira da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça - que, por solicitação do Incra, está averiguando se os cartórios burlaram a legislação ao aceitar registros em nome da Azenglever. Nenhuma delas chegou à conclusão até o fim de fevereiro.

Por acreditarem que os empecilhos formais e a mobilização dos adversários atrapalham o investimento, os políticos favoráveis às plantações de eucaliptos também se mobilizaram para mudar a legislação. O suplente de deputado Matteo Chiarelli (DEM-RS) apresentou um projeto que reduz a faixa de fronteira para 50 quilômetros nos Estados do Sul. O titular, Nelson Proença (PPS), voltou ao cargo no início deste ano e trabalha pela aprovação da mudança.

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) conseguiu aprovar na Comissão de Constituição de Justiça do Senado, no dia 21 de janeiro, proposta da emenda constitucional que reduz a faixa para 50 quilômetros do Chuí (RS) até a divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso. A proposta deve seguir para o plenário e depois para a Câmara.

Zambiasi nega ter agido para proteger os interesses da Stora Enso. "Eu nem conheço esse caso", afirma, justificando ter apresentado o projeto porque é da Comissão do Mercosul e por perceber que a legislação atrapalha planos de desenvolvimento e recepção de investimentos de 197 dos 496 municípios gaúchos.

O deputado Adão Pretto (PT-RS), ligado aos movimentos sociais, alega razões de segurança nacional para defender a manutenção da faixa de fronteira e afirma que "é o latifúndio da pecuária e agora das florestas que atrasa a metade sul (do Rio Grande do Sul)". O superintendente regional do Incra, Mozar Dietrich, tem discurso semelhante. "Na metade norte, na mesma faixa de fronteira, em zonas de minifúndio, a agricultura familiar gera renda e negócios."

Consultado pelo Estado, o Ministério da Defesa informou que ainda não tem um parecer oficial sobre as propostas no Legislativo de alteração nas faixas de fronteira. O ministro Nelson Jobim, no entanto, já manifestou posição pessoal favorável à rediscussão desses limites, levando-se em conta as especificidades de cada região.

Por conta da suspensão das aquisições, o cronograma de plantio da Stora Enso sofreu atrasos. A previsão da empresa é plantar 100 mil hectares, equivalentes a 5,5% do território de 1,8 milhão de hectares dos 11 municípios até 2014. A Stora Enso confirma que já foram adquiridos 46 mil hectares e 94 propriedades e plantados 9 mil hectares. Outros 10 mil serão plantados em 2008, à medida que as licenças forem sendo emitidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O engenheiro florestal e agrônomo Sebastião Pinheiro, do Núcleo de Economia Alternativa da Universidade Federal do Rio Grande o Sul (UFRGS), sustenta que o Pampa não é lugar de eucalipto, que, segundo ele, consome muita água e não fixa carbono à terra. "Não posso entender um governo que não se preocupa em defender seu cidadão", afirma Pinheiro, reclamando do debate que procura antes facilitar a instalação dos investidores do que em estabelecer regras que protejam o meio ambiente. Outra engenheira florestal, a coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eliege Brum, diz que já há pesquisas indicando equilíbrio no consumo de água (equação entre o consumo e a posterior liberação para a natureza) do eucalipto.

ENTUSIASMO

Na região, quase todos querem a Stora Senso e seus eucaliptos. Em algumas áreas dos 11 municípios envolvidos, o projeto é recebido com entusiasmo pela maioria da população, que defende abertamente a redução da faixa de fronteira do País para facilitar os negócios da empresa.

Em São Francisco de Assis, o secretário da Indústria e Comércio, Sérgio Oliveira, considera "um absurdo" os municípios da região ficarem alijados de um grande investimento por causa da faixa de fronteira.

Por enquanto, a Stora Enso ainda não iniciou seu programa de fomento e parceria com os produtores rurais e limitou-se a comprar terras, dando preferência a áreas maiores e degradadas, de preço mais acessível. O agropecuarista Henrique Edilberto Porto, vice-prefeito de Manoel Viana, observa que a empresa contratada pela Stora Enso para fazer uma plantação gerou cem empregos no município. Ele próprio vendeu uma propriedade de 197 hectares para o grupo. "Trata-se de uma área arenosa, de menor potencial produtivo", explica, satisfeito porque quitou algumas dívidas.

Os sindicatos que representam trabalhadores rurais e pequenos agricultores são mais cautelosos, mas não se mostram diretamente contrariados. "Não temos posicionamento, mas preocupações", revela Aureliano Prado Pires, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Francisco de Assis. "São poucos os pequenos proprietários que venderão terras, mas meeiros, arrendatários e empregados de grandes fazendas poderão ficar sem atividade se não conseguirem trabalho no próprio plantio de eucaliptos." FONTE: Estado de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico