Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COMISSÃO DISCUTE INCENTIVOS A P
Comissão discute incentivos a produtores endividados
WhatsApp

06 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
comissão discute incentivos a p

Redação 24HorasNews

A Comissão Especial que tem por finalidade estudar, analisar, sugerir e propor soluções para o endividamento da Agricultura Familiar de Mato Grosso, instalada no último dia 25, se reúne hoje (6), na sala de reuniões da Assembléia Legislativa, para discutir o endividamento dos pequenos produtores que aderiram ao programa do Governo Estadual Fundagro - extinto em 2000. A Comissão, que terá duração de 60 dias, vai fazer um diagnóstico acerca do assunto e apontar medidas para que o Governo do Estado possa buscar recursos que solucionem o endividamento destes pequenos produtores rurais.

Na segunda reunião, realizada na última quinta-feira, dia 1º, os membros receberam os secretários adjuntos da Secretária de Estado de Planejamento (Seplan) Oscemário Daltro e Arnaldo Souza para explicar sobre o Fundo de Desenvolvimento Agroambiental (Fundagro).

O Fundagro foi feito para atender aos pequenos produtores que precisavam de investimentos e auxilio para trabalhar em suas terras, porém isto não aconteceu. Os produtores ficaram sem orientação, muito endividados e também com dificuldades para manter o plantio.

O deputado Airton Português parabenizou a iniciativa do deputado que idealizou esta comissão. Ele reafirmou que é necessário e urgente achar uma solução para estes pequenos produtores que, segundo ele, fizeram a sua parte e não tiveram respaldo do governo e agora estão na iminência de serem executados judicialmente, com a possibilidade de perder a propriedade e até mesmo de serem presos.

A Comissão apresentou a proposta de discutir e avaliar a situação para encontrar soluções a esses produtores. Atualmente, somente 40% realiza o plantio e o restante abandou a lavoura por falta de estrutura.

Os secretários Oscemário Daltro e o Arnaldo Alves Souza se colocaram a disposição para colaborar com propostas para essas famílias que vivem principalmente da agricultura de subsistência. Oscemário explicou que as dívidas destes produtores foram passadas por determinação do Executivo Estadual para o MT Fomento e este ficou responsável por renegociar as dividas e restabelecer os créditos destes agricultores.

Segundo os adjuntos, a Secretaria não tem a responsabilidade sobre estas renegociações, mas vai colocar à disposição uma equipe da Seplan para auxiliar em todo este processo de reintegração dos créditos destas famílias.

Contudo Zé Domingos solicitou que não basta negociar sendo imprescindível que o governo do estado forneça incentivos, pois estes pequenos agricultores sequer possuem condições de pagar suas contas de luz quem dirá pagar grandes montantes de dividas em suas terras pouco aproveitas. "Não basta somente adiantar meios de negociação, porque eles não têm como pagar esta dívida, então é preciso através da Empaer achar novas alternativas e viabilizar ações para essas pessoas conseguirem trabalhar com suas terras", avaliou.

Zé Domingos também disse que é necessário nestes dois meses buscar desenvolver um trabalho que venha ao encontro dos interesses destes pequenos agricultores e que atenda estas comunidades que estão em situação precária. Assim, "o trabalho da Comissão Especial caminha no sentido de fomentar políticas de integração, que busquem atingir o anseio daquelas famílias e desenvolver possibilidades de inclusão social", observa o parlamentar.

O horário da Reunião da Comissão Especial de endividamento da Agricultura Familiar de Mato Grosso passou para todas as terças -feiras a partir das 15 horas. Além do deputado José Domingos Fraga (DEM) que a preside a comissão tem como vice o deputado Airton Português (PP), relator Wagner Ramos (PR) e membros os deputados: Zé Carlos do Pátio - (PMDB), Chica Nunes (PSDB), Roberto França (Sem Partido), Dilceu Dal Bosco (DEM), Sebastião Rezende - (PR) e Adalto de Freitas (PMDB). FONTE: 24 Horas News ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico