A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, reuniu-se, na quarta-feira (28), com a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A reunião tratou dos atos de violência cometidos contra mulheres e meninas no Pará. A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres, Euci Ana Costa, e a diretora de Formação, Ana Benício, ambas da Fetag do Pará, também participaram da audiência.
Um encontro entre a ministra Nilcéa Freire, a governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, e representantes dos movimentos de mulheres do estado foi articulado para o dia 7 de dezembro. A pauta da reunião será a definição e a implementação de medidas e ações para coibir e combater todas as práticas de violência, como as apresentadas pela mídia nos últimos dias. "De forma articulada, podemos combater a violência contra as mulheres e garantir sua dignidade", afirma Carmen Foro, que também é paraense.
As sindicalistas temem que, passado a cobertura do tema pelamídia e os impactos provocados na sociedade, a situação de violência contra as mulheres se mantenha sem mudanças visíveis.
No encontro previsto para o dia 7, o governo federal lançará no Pará o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O pacto prevê a construção de presídios e delegacias específicas para as mulheres, centros de referência e a capacitação de servidores para atuarem nessa área. Além dessas medidas, deverá ser liberdados recursos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as mulheres rurais, negras e indígenas, nas áreas de educação, saúde e trabalho.
Érika MenesesAgência Contag de Notícias