A ética foi o tema principal de um seminário realizado pela Comissão Estadual de Ética da FETAG-PI, em 26 de junho. A mobilização, que se concentrou no Centro de Formação da entidade - CESIR, foi organizada pela presidente da Comissão de Ética da FETAG-PI, Rosalina Rodrigues.
Os sindicalistas marcaram presença e sentiram-se realizados com a iniciativa por parte da entidade. A Assessoria Jurídica da entidade também esteve presente e fez apresentações sobre o tema.
Para a coordenadora do Polo Sindical de São Raimundo Nonato, Maria Betânia Soares dos Santos, os STTRs têm a oportunidade de se reconhecer, e conhecer como realizar um trabalho com segurança e honestidade. “Estamos lutando para isso com igualdade para todos. A participação dos sindicatos foi muito boa e precisamos avançar mais para o fortalecimento de nossa categoria”, disse.
Sob o ponto de vista da coordenadora do Polo Sindical de Curimatá, Maria José, falar de ética no MSTTR para uns é até uma novidade, “mesmo pregando dia a dia um trabalho com credibilidade. Mas, acredito que na base está mais do que na hora um avanço, a partir de agora como iremos levar estas informações inovadoras tanto a ética como a moral”.
A educadora popular e advogada da Assessoria Jurídica da FETAG-PI, Shirley Veloso Alencar, que ministrou um tema no seminário, falou da importância em estimular os rurais sobre o assunto ética. “Temos que levar a consciência para o dirigente sindical, que a ética está em todas as situações. O nosso objetivo é trabalhar de forma objetiva o Código de Ética e defender os interesses da categoria, refletir e contribuir para um futuro mais digno para os trabalhadores/as rurais”, finaliza.
A secretária de Mulheres da FETAG-PI e presidente da Comissão de Ética da entidade, Rosalina Rodrigues, explica que a Comissão pensou neste encontro para que cada sindicato possa melhorar a sua gestão. “É necessário que o dirigente coloque em prática, com mais segurança, o trabalho do dia a dia, sem corrupção e melhorar mais daqui para frente. Nunca é tarde para nos preparar, foi um momento oportuno para os STTRs, e usar a ética na família e na sociedade”, disse.
Sandra Leal, coordenadora do Polo Sindical de Picos, completa: “Temos que trabalhar junto à base a formação eficiente dos nossos dirigentes, a ética deve estar no nosso pensamento e colocado na prática de acordo com o estatuto e realizar um trabalho com transparência e serenidade”, frisa. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Carolina Almeida