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COMISSÃO CONHECE CASE DE EDUCAÇ
Comissão conhece case de educação do campo
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17 de Outubro de 2007

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Da Assessoria

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Humberto Bosaipo (DEM) realizou na tarde de hoje (17), um estudo de caso que realizado no interior de Mato Grosso, tem dado sinais de que a educação no campo pode superar limites de qualidade e capacitação.

O projeto "Viver do Campo" é baseado na pedagogia da alternância e é desenvolvido na Escola Rural São Pedro, em Terra Nova do Norte, em uma distância de 20 quilômetros da sede do município, em área de assentamentos rurais. Ele leva o aluno a vivenciar a educação em dois tempos: o tempo escola e tempo comunidade, ambos com atividades que levam em conta a realidade histórica, aliada á realidade local dos educandos, além da necessidade de permanência no campo.

"Vivenciamos a teoria e a prática, conhecendo a realidade do aluno, trazendo essa realidade para a contextualização histórica na sala de aula, e retornando para a vida dele na comunidade", explicou o diretor da unidade escolar, Ricardo Martins dos Santos. Os professores expuseram ainda, que para essa prática, a Escola São Pedro, adotou temas geradores como ´Homem e o Meio´; ´Ecologia e Natureza´; ´Família e a Comunidade´ e ´Homem e Saúde´, entre outros.

Também participaram da reunião da comissão, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes; o prefeito municipal de Terra Nova do Norte, Manuel Rodrigues de Freitas; a representante da Superintendência de Políticas-Públicas da Seplan, Jussane Sarter; a secretária-adjunta de políticas educacionais, Rosaneide Sandes de Almeida; os professores Luzinei Lorenti Cortezar e Antônio da Silva César, todos da Escola São Pedro; o professor da Unemat - campus de Sinop, Leonir Boff; o secretário de Educação, Cultura e Desporto de Terra Nova do Norte, Valter Kuhn.

Os professores que falaram durante a reunião elencaram os problemas vividos pelo setor educacional rural, entre eles a utilização de livros feitos nos grandes centros e que não retratam a realidade do meio rural. "É preciso que a escola coloque o seu conteúdo a serviço dos problemas da comunidade e estamos fazendo isso, mas os livros que nos chegam ainda deixam a desejar", explicou. Faltam ainda, segundo os educadores, alternativas de renda e de lazer para a permanência do jovem no campo, perspectivas de futuro e uma maior presença da escola na comunidade, entre outros itens.

O debate de hoje é parte de um Ciclo de Debates que a Comissão faz desde o início deste ano, com o objetivo de fomentar o Plano Nacional de Educação (PEE). A Comissão se reúne todas as quartas-feiras, às 15h, no auditório Licínio Monteiro da AL. Além do presidente Humberto Bosaipo (DEM), compõem a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, o vice-presidente, Percival Muniz (PPS), os membros, Walter Rabello (PP), Alexandre César (PT), Daltinho (PMDB), e os suplentes, Sebastião Rezende (PR), Campos Neto (PP), Otaviano Pivetta (PDT) e Chica Nunes (PSDB). FONTE: O Documento ? MT



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