Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE
Começam trabalhos do Seminário Regional Sudeste
WhatsApp

01 de Setembro de 2009

TEMAS RELACIONADOS:
seminário regional sudeste

A partir das 14h da última segunda-feira, 31, em Bauru - SP, tiveram início os trabalhos do Seminário Regional Sudeste, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) juntamente com as Federações dos Trabalhadores na Agricultura dos Estado de São Paulo (Fetaesp), Minas Gerais Fetaemg), Espírito Santo (Fetaes) e Rio de Janeiro (Fetag- RJ).

A cerimônia de abertura, conduzida por Ana Krigner e Luiz Vicente Facco, ambos assessores da Contag, contou com a participação de cerca de 280 sindicalistas e representantes de toda a regional. O texto reforçou os temas principais a serem debatidos até o próximo quatro de setembro: Desenvolvimento Rural Sustentável, Solidário e Territorialidade. O coordenador do departamento de orientação sindical da Fetaesp, Milton Luna, coordenou, junto a representantes sindicais de todos os estados, a mística de abertura, ilustrando os tópicos temáticos do encontro através de uma apresentação simbólica.

Para compor a mesa foram convidadas as autoridades das regiões envolvidas: presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch; a secretária de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais da entidade, Maria Elenice Anastácio e os presidentes das Federações dos Trabalhadores na Agricultura dos Estados de São Paulo, Braz Albertini; Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; e Rio de Janeiro (Fetag-RJ), Oto dos Santos. O coordenador regional sudeste da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro, e a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em São Paulo, Maria Judith Gomes também marcaram presença na abertura.

Dentre os discursos, Albertini, anfitrião do evento, abordou a importância de colocar em evidência as conquistas sindicais. “Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que o Pronaf é resultado de reivindicações do Grito da Terra. E a evidência é conseguida através do uso da mídia, da exposição direta à sociedade”, enfatizou. Anastácio tratou da questão da união e pluralidade das etnias como um rumo importante para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Esse debate só é possível graças à participação de todas as pessoas”, reiterou.

Finalizando a cerimônia, Broch ressaltou que o melhoramento e aperfeiçoamento da estrutura sindical é um foco da Contag, e que o futuro do movimento sindical “é a continuidade desse sistema”. Ele comentou ainda sobre a importância da qualidade desse desenvolvimento. “Queremos a agricultura com gente no campo, com comunidades”, frisou.

PALESTRAS E OFICINAS

Coordenada pelo secretário de política agrícola da Contag, Antonio Rovaris, e com exposição do pesquisador em desenvolvimento rural sustentável, Carlos Torrens, e do professor da Universidade Federal do ABC, Arilson Favareto, a palestra do primeiro dia, iniciada por volta das 16h, objetivou debater sobre concepções e tendências de desenvolvimento e desigualdades sociais, com enfoque nas questões de gênero, geração, raça e etnia, identificando tendências e desafios para o MSTTR.

Mais três palestras serão palco de debates ao longo do evento: Territorialidade como Estratégia de Execução e Políticas Publicas; Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e a Ação Sindical (PADRSS); e Processo Eleitoral como Estratégia de Fortalecimento do PADRSS. Quatro oficinas de trabalho tratam ainda de Gestão, Ações de Massa, Relação Institucional e Sindical, Organização e Formação Sindical, além de Políticas Públicas na Base.

FONTE: Luana Sanches/Giuliano Martins - Departamento de Comunicação FETAESP luana.comunicacao@fetaesp.org.br;comunicacao@fetaesp.org.br (14) 3261-1783 Ramal 139 www.fetaesp.org.br



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico