Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2011
Começam manifestações do Grito da Terra Brasil
WhatsApp

16 de Maio de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2011

Após dez dias de intensas negociações, de uma pauta com 195 itens, em mais de 40 audiências, inclusive com a presença de 16 ministros de Estado, começa nesta terça-feira, dia 17, a 17ª edição do Grito da Terra Brasil. Delegações de 27 Federações de todos os estados já começam a desembarcar na Capital Federal. A expectativa é de que entre cinco a seis mil pessoas participem das manifestações, que se encerram na quarta-feira, às 15h, quando a presidente Dilma Rousseff concede audiência à direção da Contag e presidentes das Federações para dar as respostas ao pleito do movimento sindical.

O presidente da Contag, Alberto Broch, conta que a abertura será às 14h30min, na Esplanada dos Ministérios, defronte ao Congresso Nacional. “Vamos fazer atos ao longo deste dois dias, em ministérios específicos com a finalidade de pressionar o governo e dizer que estamos aí em busca de respostas aos anseios dos trabalhadores rurais”, justifica. A Contag é a maior entidade de trabalhadores rurais da América Latina, com 4.300 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados e que representam 20 milhões de trabalhadores do campo e da floresta.

A exemplo das edições anteriores, existem tópicos importantes em todas as áreas, mas eu diria que o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011 é revestido de um significado especial, já que é nele, basicamente, que se definem os recursos e, consequentemente, a melhoria das políticas públicas. Neste ano, o volume é de R$ 16 bilhões e em todos os itens se tem proposta de melhorar o enquadramento, o Proagro Mais, o PGPAF, enfim tudo isso faz parte da política agrícola do Plano Safra. Uma inovação neste ano, continua o dirigente, é ver o Grito como um processo. “Ele não se encerra na quarta com a volta das delegações aos seus estados, já que vamos ficar cobrando e negociando diuturnamente os desdobramentos, uma vez que existem itens que vão permear o ano e o próprio governo”, disse.

Em relação ao primeiro ano com a presidente Dilma, ele disse que a expectativa é boa, porém a conjuntura atual mostra que o governo está fazendo um corte de orçamento e elevando a taxa de juros para combater a inflação. “Neste aspecto, o momento é difícil e nós vamos pressionar o governo numa lógica diferente da qual ele vem trabalhando.com a economia”, completa. Delegação gaúcha Cerca de 500 lideranças do RS vão participar do Grito da Terra Brasil. O presidente da Fetag, Elton Weber, lembra que a série de 16 Gritos da Terra Brasil já renderam importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, a exemplo da criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); da desapropriação de áreas que já beneficiaram milhares de famílias; da concessão de benefícios previdenciários rurais represados no INSS; e da melhoria das condições de trabalho e salário dos assalariados e das assalariadas rurais. Weber acredita que a comitiva gaúcha possa ser ainda maior, até mesmo porque foi novamente adiada a votação do Novo Código Florestal e por isso às 16h desta terça haverá um forte ato político. “Chega de enrolação, queremos a votação do Novo Código Florestal”, revela Weber. Por sinal, essa frase é uma das faixas que a comitiva gaúcha vai exibir em Brasília. FONTE: Comunicação da Fetag-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico