Ao som da orquestra de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco, foi aberto nesta segunda-feira, às 10 horas, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o 1º Festival Nacional da Juventude Rural da Contag. Na abertura, foi divulgada a carta com as reivindicações elaboradas pelos jovens do campo. "A juventude tem possibilidade de propor novas propostas para o campo nas áreas de educação, cultura e lazer", disse o presidente da Contag, Manoel dos Santos.
A coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Elenice Anastácio, destacou que a juventude não é o futuro, mas o presente. "Buscamos construir um futuro melhor". Já Beto Cury, secretário Nacional da Juventude, da Presidência da República, prometeu ampliar mais programas para o campo. "Para ter um país mais justo, é preciso assegurar ao jovens educação, esporte, lazer, cultura e crédito". Na ocasião, foi lançada a nova etapa do Consórcio Nacional da Juventude Rural, que vai capacitar 3 mil jovens de 20 estados.
O Festival reúne cinco mil jovens de todos os estados. Até quinta-feira (29), eles discutem temas relacionados à educação, à cultura e ao esporte no campo. Segundo Elenice Anastácio, o evento serve para integrar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. "É um momento riquíssimo para os jovens conhecerem outras culturas e discutirem as propostas apresentadas nos festivais estaduais", conta.
Estiveram também presente na abertura a diretoria da Contag; dirigentes das Fetags; o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar da Juventude no Congresso Nacional, Reginaldo Lopes; a presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ellen Linth; representantes da CUT, Sesi, Petrobras, entre outras entidades
Confira a programação completa no festival no endereço:
(http://www.contag.org.br/juventude).
Fonte: Agência Contag de Notícias