A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) inicia hoje (02) o seu IX Congresso Estadual, em Porto Alegre, que irá definir os rumos do movimento sindical para os próximos quatro anos. O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Carlos Machado e o vice-presidente da Contag, Alberto Broch, são algumas das autoridades que participarão da cerimônia de abertura, às 9h30min no auditório da Fetag-RS (Rua Santo Antônio, 121). Um total de 350 delegados foram escolhidos nas 23 Plenárias Regionais, depois de uma participação superior a 20.000 agricultores nas discussões em todo o Estado.
O 1° vice-presidente da Fetag-RS, Sérgio de Miranda, disse que na parte da tarde se iniciam os trabalhos de grupo, quando os delegados irão discutir o documento-base, que contém 695 propostas e 79 recomendações. "Ele é o resultado da discussão realizada nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, nos encontros das Plenárias Regionais e no debate com os coordenadores regionais e a diretoria da Fetag-RS", justifica.
Temas importantes estão em debate, entre os quais organização sindical, centrais sindicais, definição de categoria, a construção de uma política de formação para o movimento sindical, a auto-sustentação e, ainda, inúmeros assuntos em diferentes áreas da política agrícola, agrária, sucessão rural, meio ambiente e bioenergia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaeg-RS
Luiz Fernando Boaz - (51)-9314-5699