Florianópolis (SC) recebe entre hoje (22) e quinta-feira (25) a Jornada Temática de Políticas Públicas para Mulheres Trabalhadoras Rurais da região Sul. Assim como as jornadas já realizadas em outras regiões brasileiras, o objetivo do encontro é debater e traçar estratégias para a inserção e protagonismo das mulheres trabalhadoras rurais nos territórios rurais como forma de fortalecimento de sua atuação política e definir pautas estratégicas da Marcha das Margaridas a partir das realidades locais, territoriais e regionais.
Entre as atividades da Jornada está a realização de Painel Temático “Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, A Partir da Ótica de Gênero, na Região Sul”, com a participação de representantes da Emater/RS, da Fiocruz (RJ) e de pesquisadora do Centro de Ciências da Saúde.
As participantes do evento também realizarão trabalhos em grupo para discussão dos eixos temáticos do Caderno de Textos da Marcha das Margaridas. A agroecologia, a organização e o fortalecimento da atuação das mulheres no MSTTR, e as consequências do uso de agrotóxicos são alguns dos principais temas a ser debatidos. Como atividade para finalizar oencontro, está prevista para quinta-feira uma audiência com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social do Governo de Santa Catarina, quando as mulheres entregarão a pauta da região Sul. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto