Com o objetivo de mobilizar e envolver o movimento sindical e parceiros estratégicos na construção de uma proposta para a organização de uma rede para a inserção da temática de educação do campo na implementação da política territorial, será realizada em Belém (PA) a Jornada Temática de Educação do Campo Região Norte II entre os dias 02 e 05 de junho.
São ao todo 81 participantes - 27 do Pará, 27 do Tocantins e 27 do Amapá. Para participar, é preciso ter afinidade com o tema; desenvolver de ações voltadas para a temática de educação do campo; e ter disponibilidade e comprometimento em multiplicar a temática de educação do campo, principalmente junto ao público ligado diretamente ao movimento sindical.
No primeiro dia de jorna será realizada a Conferência Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS), com o objetivo de promover o debate sobre o Desenvolvimento Territorial a partir da seguinte questão central: A Abordagem Territorial Propicia o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário? O conferencista será um representante da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA).
Também serão realizados dois Painéis Temáticos: Educação do Campo: concepção, perspectivas; e Educação do campo e a sua relação com a Proteção Infanto Juvenil. Os participantes também debaterão os avanços e desafios das ações e políticas públicas de educação do campo. Haverá momentos ainda para socializar e debater o planejamento estratégico da CONTAG, com ênfase para as ações da Secretaria de Políticas Sociais. Outro tema que será discutido será o Projeto Sustentar do Movimento Sindical.
Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, a jornada é uma importante oportunidade para debater a inserção da temática de educação do campo como pauta nas ações de educação desenvolvidas pelos estados e municípios. “Vamos discutir as principais ações e políticas públicas de educação do campo nos estados e propor juntos os encaminhamentos para avançar nessa temática”, afirmou o secretário.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto