A 2ª. Conferência Nacional da Juventude será realizada de 9 a 12 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A expectativa da organização é reunir nesses quatro dias 3 mil jovens de todo o País. A CONTAG será representada pela secretária nacional de Jovens, Elenice Anastácio e por diversas lideranças rurais.
A abertura da conferência acontecerá às 18 horas desta sexta-feira (9/12) e contará com a presença dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; da Cultura, Anna de Holanda; do Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello; dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. A solenidade também terá a participação da secretária nacional da Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Gabriel Medina; além de representantes de diversas entidades e movimentos ligados à agenda juvenil.
Segundo Elenice Anastácio, foram realizadas 27 Conferências Estaduais de Juventude, que discutiram os direitos desse público, inclusive, o de permanecer no campo com políticas públicas que garantam a sucessão rural. “As etapas territoriais eletivas para a estadual contaram com o empenho do movimento sindical porque foram realizadas nos Territórios Rurais da Cidade e de Identidades. Ao todo foram 100, com participação massiva dos jovens rurais”, explica.
Aetapa nacional pretende discutir os desafios da Política Nacional de Juventude, que inclui a definição dos direitos da juventude, as ações e programas necessários para assegurá-los e a necessidade de aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude.
Programação – Neste sábado, serão realizadas três mesas com os temas “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”, “Juventude e relações internacionais: cooperação sul-sul pelos direitos juvenis” e “Diálogos sociais: rumo à Rio+20”. No mesmo dia serão anunciados novos programas pela Secretaria Nacional da Juventude. Já no domingo (11/12), ocorrerão debates sobre os eixos temáticos da conferência e levantadas propostas para a plenária final, que será realizada na manhã de segunda-feira. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi