A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí - FETAG-PI, através da Secretaria de Mulheres, deu início nesta terça-feira (28) a Oficina Estadual de Capacitação de enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta. O evento que segue até o dia 30 deste mês, é realizado em parceria com diversas instituições, entre elas a CONTAG, Secretaria Pública para Mulheres (SPM) e Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.
A Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância dos debates que visam combater à violência contra a mulher do campo. “ Nosso objetivo aqui é trazer a realidade da mulher trabalhadora rural para o foco das discussões, e juntar esforços para que juntos possamos implementar políticas públicas que garantam à integridade física e psicológica das mulheres do campo”, ressaltou.
Durante a manhã o encontro contou com a participação da Delegada da Mulher, Vilma Alves, da Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Marta Gorete e da Secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas. Participaram ainda tem como público alvo, dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.
Em sua fala, a Delegada Vilma Alves parabenizou a iniciativa pela oficina e falou sobre a importância desse debate, e ainda citou vários exemplos de casos de violência contra a mulher e sobre o surgimento da Lei Maria da Penha. “É muito importante esse processo de interiorizar, de levar esse serviço para a mulher do campo, pois é lá que ela trabalha, vive. É preciso conscientizar a trabalhadora rural sobre os seus direitos, sobre sua cidadania. A mulher é igual e tem todos os direitos que o homem tem”, declarou.
A Coordenadora Estadual de Políticas para aas Mulheres (CEPM), Marta Gorete ficou encarregada de fazer a mediação das falas. Falou também sobre a criação e o papel da Coordenaria. “No início foi muito difícil. Quando assumimos tivemos muitas dificuldades, pois não tínhamos uma Unidade Gestora. Nosso maior desafio foi institucionalizar o órgão, ou seja, dotar a Coordenadoria de condições efetivas de trabalho”, explicou. De acordo com a Secretária de Mulheres da FETAG-PI, Francisca Gilberta (a Caçula), o principal objetivos do encontro é identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais no estado do Piauí. “ Essa oficina é uma conquista das Marchas das Margaridas de 2011. Queremos aqui refletir sobre essa situação e buscar definir estratégias para que possamos definir estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres trabalhadoras rurais.
Também nesses três dias vamos também fazer o planejamento da Marcha das Margaridas de 2015 e das Unidades Móveis”, concluiu Caçula. As Unidades Móveis são ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito na zona rural, principalmente para a circulação em áreas de difícil acesso, e adaptados para o atendimento às mulheres do campo e da floresta, em situação de violência. No final foi oferecido um almoço a todos os presentes.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues