Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
Começa Capacitação de enfretamento à violência contra a mulher do campo e da floresta
WhatsApp

29 de Outubro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
piauí





A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí - FETAG-PI, através da Secretaria de Mulheres, deu início nesta terça-feira (28) a Oficina Estadual de Capacitação de enfrentamento à violência contra as mulheres do campo e da floresta. O evento que segue até o dia 30 deste mês, é realizado em parceria com diversas instituições, entre elas a CONTAG, Secretaria Pública para Mulheres (SPM) e Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

A Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância dos debates que visam combater à violência contra a mulher do campo. “ Nosso objetivo aqui é trazer a realidade da mulher trabalhadora rural para o foco das discussões, e juntar esforços para que juntos possamos implementar políticas públicas que garantam à integridade física e psicológica das mulheres do campo”, ressaltou.

Durante a manhã o encontro contou com a participação da Delegada da Mulher, Vilma Alves, da Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Marta Gorete e da Secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas. Participaram ainda tem como público alvo, dirigentes sindicais, lideranças de base, representantes de movimentos sociais e organizações de mulheres.

Em sua fala, a Delegada Vilma Alves parabenizou a iniciativa pela oficina e falou sobre a importância desse debate, e ainda citou vários exemplos de casos de violência contra a mulher e sobre o surgimento da Lei Maria da Penha. “É muito importante esse processo de interiorizar, de levar esse serviço para a mulher do campo, pois é lá que ela trabalha, vive. É preciso conscientizar a trabalhadora rural sobre os seus direitos, sobre sua cidadania. A mulher é igual e tem todos os direitos que o homem tem”, declarou.

A Coordenadora Estadual de Políticas para aas Mulheres (CEPM), Marta Gorete ficou encarregada de fazer a mediação das falas. Falou também sobre a criação e o papel da Coordenaria. “No início foi muito difícil. Quando assumimos tivemos muitas dificuldades, pois não tínhamos uma Unidade Gestora. Nosso maior desafio foi institucionalizar o órgão, ou seja, dotar a Coordenadoria de condições efetivas de trabalho”, explicou. De acordo com a Secretária de Mulheres da FETAG-PI, Francisca Gilberta (a Caçula), o principal objetivos do encontro é identificar e refletir sobre a situação de violência contra as mulheres trabalhadoras rurais no estado do Piauí. “ Essa oficina é uma conquista das Marchas das Margaridas de 2011. Queremos aqui refletir sobre essa situação e buscar definir estratégias para que possamos definir estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres trabalhadoras rurais.

Também nesses três dias vamos também fazer o planejamento da Marcha das Margaridas de 2015 e das Unidades Móveis”, concluiu Caçula. As Unidades Móveis são ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito na zona rural, principalmente para a circulação em áreas de difícil acesso, e adaptados para o atendimento às mulheres do campo e da floresta, em situação de violência. No final foi oferecido um almoço a todos os presentes.



FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico