Foi iniciada, nesta quarta-feira (23), a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), no centro de eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. A CONTAG está sendo representada por dez delegados(as) nacionais e diversas lideranças rurais que foram eleitas nas conferências estaduais.
A mesa de abertura política foi coordenada pela presidenta da III CNDPI, ministra chefe da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes; e pela presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Karla Cristina Giacomin.
Todas as discussões do evento serão norteadas pelo tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. No primeiro dia, por exemplo, foi feita a leitura do regimento interno; uma conferência sobre o tema – coordenada pela professora Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); reuniões macrorregionais das delegações; e avaliação da Política Nacional do Idoso e do impacto da 2ª. Conferência nos estados e no Distrito Federal.
Segundo o secretário nacional da Terceira Idade, Natalino Cassaro, a realização da III CNDPI foi muito esperada. “Queremos que sejam aprovadas políticas públicas para a terceira idade e idosos rurais, de fato, acessíveis para essas pessoas. Além disso, é essencial que os idosos sejam os gestores das políticas e dos conselhos”, reivindica. Para o sindicalista, somente dessa forma as políticas públicas serão implementadas na totalidade. “Somente um idoso poderá compreender as dificuldades e necessidades do outro idoso”, justifica.
Programação – Nos outros dias do evento também acontecerão debates por eixos temáticos, como Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; Fortalecimento e Integração dos Conselhos; Diretrizes orçamentárias, plano integrado e Orçamento Público da União. Estão programadas, ainda, rodas de conversas sobre o Empréstimo Consignado e outras formas de endividamento; Disque 100 – debate sobre as políticas de monitoramento da Rede de Proteção do Disque Direitos Humanos; Estruturação dos conselhos; Acessibilidade; Direitos para quem envelhece nas ruas, campos, tribos e tendas. Alem disso, serão realizadas oficinas sobre o Fundo Nacional do Idoso (FNI), política de cuidados e outros.
A III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) será realizada até o dia 25 de novembro. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi