Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COM SUA FORTE AGRICULTURA FAMIL
Com sua forte agricultura familiar, Paraná espera o biodiesel
WhatsApp

22 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
com sua forte agricultura famil

CURITIBA - É indisfarçável o orgulho dos paranaenses quando falam de sua agricultura. Eles têm razão, pois no Paraná a terra é abençoada. O solo fértil faz com que o estado esteja entre os campeões de produção de soja, cana-de-açúcar, milho, trigo e café, entre outros cultivos. Tanta diversidade foi possível também pela constituição histórica do Paraná, que juntou seus povos tradicionais, como indígenas, quilombolas e povos dos faxinais, a imigrantes alemães, poloneses, italianos, japoneses e ucranianos, entre outros. Esses dois fatores - riqueza do solo e diversidade cultural - permitiram que a agricultura familiar da região se consolidasse como uma das mais fortes do país.

Com tantas especificidades, qual impacto e expectativas causam a aplicação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) sobre a agricultura familiar paranaense? Na busca de respostas a esse questionamento, a série Debates Carta Maior foi à Curitiba na sexta-feira (18) para ouvir a opinião de diversos atores dos governos estadual e federal e dos movimentos sociais envolvidos com o programa de biodiesel no Paraná.

Participaram do debate Valter Bianchini (secretário de Agricultura e Abastecimento do governo do Paraná), Reni Antônio Bernardi (delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná), Mário Plefk (vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná / Fetaep), Richardson de Souza (coordenador do Programa de Bioenergia do governo do estado), Ademir Antônio Rodrigues (diretor técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná / Emater) e Alvori Cristo dos Santos (dirigente da ONG Departamento de Estudos Econômicos e Rurais / Deser). O debate, que foi mediado pelo diretor-geral da Carta Maior, Joaquim Ernesto Palhares, terá transmissão na íntegra pela TV Carta Maior.

Valter Bianchini foi o primeiro a citar as boas condições da agricultura familiar no Paraná: "Das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares, o que representa quase 90% dos trabalhadores em regime de agricultura familiar. O Paraná tem uma expectativa de safra de 30 milhões de toneladas de grãos, e mais de 50% do valor bruto da produção vem da agricultura familiar. Temos um terço das terras agricultáveis, e a maioria abaixo de 50 hectares, o que mostra a potencialidade do estado. Além disso, o Paraná é o segundo estado produtor de etanol, com 1,9 bilhões de litros por ano. Na soja, com doze milhões de toneladas, o Paraná também é o segundo, depois do Mato Grosso. A agricultura familiar responde por mais de um terço dessa produção".

Essa força de produção, segundo Richardson de Souza, pode ser adaptada às necessidades do programa de biodiesel: "O Paraná é muito grande, bastante diversificado em solos e clima e tem potencial para diversas espécies. Praticamente todas que estão aí disponíveis hoje na agricultura. O programa paranaense que enfoca o biodiesel foi definido não somente para desenvolver plantas aptas e compatíveis para o biodiesel, como também tecnologia para incentivar a agricultura familiar a introduzir as oleaginosas que já podem dar retorno em médio e longo prazos", disse o coordenador, exemplificando em seguida as espécies que já estão sendo testadas no estado: "Temos girassol e mamona para iniciar, mas trabalhamos com outras oleaginosas com potencial, com outras plantas perenes, como o pinhão manso e o nabo forrageiro. O foco do programa é na agricultura familiar, queremos dar novas alternativas ao agricultor. Vemos também as janelas agrícolas para que o agricultor familiar possa aproveitar as safrinhas, como nabo e canola".

Segundo Mário Plefk, a organização da agricultura familiar no estado também se reflete no fortalecimento de suas associações representativas: "Existem 336 sindicatos de trabalhadores rurais no estado, que trabalham todas as políticas de desenvolvimento da agricultura familiar. Esperamos que as políticas dos governos estadual e federal possam ajudar o agricultor familiar. Temos cautela com o biodiesel, que é um programa novo, e não temos ainda a segurança de que ele possa trazer resultados positivos para a agricultura familiar", disse o vice-presidente da Fetaep.

A cautela em relação ao programa de biodiesel também é recomendada por Ademir Antônio Rodrigues: "Realizamos no estado um trabalho muito interessante na pesquisa das principais espécies de produção de óleo para biodiesel. Mas, o Emater está na fase inicial de acompanhamento e precisa ter certeza daquilo que vai estar influindo nos negócios dos agricultores. Nosso papel é avaliar a relação custo-benefício para o agricultor familiar. Estamos avaliando como PNPB vai se inserir", disse.

Apesar das incertezas causadas pelo estágio inicial do programa, a expectativa quanto à obtenção de bons resultados relativos à inclusão social dos trabalhadores rurais e à proteção do meio ambiente é grande: "A pauta dos agrocombustíveis sem dúvida é uma pauta positiva. Poder discutir alternativas de produção e renda compatíveis com tecnologias mais limpas e focadas na proteção do meio ambiente é fundamental. É importante que os governos somem forças que possam passar o programa de biodiesel de uma política social para uma perspectiva de desenvolvimento para a agricultura familiar", disse Alvori Cristo dos Santos.

Segundo Reni Antônio Bernardi, o MDA incorpora o pensamento governamental, de desenvolver o agricultor familiar: "A pauta do ministério é voltada para a inclusão social dos assentamentos, das populações tradicionais e da agricultura familiar de um modo geral. O Brasil dá mostras nos últimos anos de que é possível a convivência de uma forte agricultura familiar, que tenha espaço no mercado, com uma agricultura de base empresarial. No Paraná, isso vem acontecendo. Nosso trabalho é dialogar fortemente com os movimentos sociais e o governo estadual", disse.

Bernardi aponta os desafios do PNPB no estado: "Há uma discussão de como incluir o agricultor familiar na produção de etanol, da qual pouco participa. Para promover a inclusão na cadeia do biodiesel, é fundamental descobrir matérias-primas que sejam mais adequadas que a soja para a agricultura familiar, mas tudo é ainda muito embrionário. Outro ponto é fortalecer a assistência técnica e a extensão rural, pois sem isso a agricultura familiar vai ter poucas condições de efetivamente participar da cadeia do biodiesel".

Segurança alimentarOs eventuais riscos que a expansão do cultivo de oleaginosas para a produção de energia pode trazer à segurança alimentar do trabalhador rural também foi debatida: "A segurança alimentar é outra questão desafiadora para a produção do biodiesel. No Paraná, uma unidade produtiva consegue hoje disponibilizar cerca de dez hectares de área para cultivo, dependendo das combinações de safras de inverno e de verão ou das safrinhas, que são comuns no estado. O risco entre a produção de oleaginosas e segurança alimentar se coloca na perspectiva de que haverá necessariamente uma negociação de impacto sobre a ocupação desse espaço produtivo", disse Cristo dos Santos.

Valter Bianchini lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em recente reunião da FAO, defendeu que é possível compatibilizar a produção para a segurança alimentar com a produção para energia: "Aqui no Paraná pensamos da mesma forma. O estado tem uma área de 20 milhões de hectares, com seis milhões destinados à agricultura. Temos quatro milhões de hectares para a soja, 1,5 milhão para ao milho, mas temos outras culturas como o feijão, o trigo, etc. No inverno, nos preparamos para a safrinha do milho e do trigo. O Paraná produz mais de 30 milhões de toneladas de soja, e uma parte é exportada devido a uma política que incentiva a produção de grãos. Outra parte vira óleo e outra vira farelo. Produzimos cinco milhões de litros de óleo, parte desse mercado pode ser destinado a bioenergia", disse o secretário, citando três questões que considera fundamentais no programa de biodiesel: "Inclusão social, segurança alimentar e proteção ao meio ambiente".

Mário Plefk voltou a recomendar cautela: "Existem culturas que até hoje não têm zoneamento para a produção de biodiesel. Além disso, não dá pra gente deixar de plantar nosso café, milho e soja e se voltar para o biodiesel. Aconselhamos o agricultor familiar a começar o cultivo das oleaginosas com um ou dois hectares no máximo. Discutimos também o custo de produção, pois não adianta ter venda garantida se o custo de produção é de R$ 700 reais e a venda sai a R$ 750. A opção pelas oleaginosas não se justifica com uma rentabilidade minúscula. Precisamos discutir como implementar uma política pública que efetivamente venha trazer resultados para a agricultura familiar. Nós imaginamos, para daqui a alguns anos, não vender a matéria-prima, mas o vender o produto. Só assim o PNPB vai apresentar resultados".

Reni Bernardi reconheceu que "a questão do zoneamento é importante". No caso do Paraná, avalia o delegado do MDA, "é preciso que se estabeleça o zoneamento para que haja limite para a expansão da cultura da cana-de-açúcar e para que a monocultura não crie ambientes aonde a biodiversidade será bastante reduzida". Bernardi disse que "não há contradição" entre alimentos e bioenergia: "Não temos crise de abastecimento no país, e sempre que precisamos de alimentos, os tivemos. O problema é gerar renda para incentivar o consumo. Não vejo no horizonte nenhum conflito insuperável entre produção de alimentos e produção de energia".

Petróleo e alimentosA influência do mercado de petróleo na produção do biodiesel também foi lembrada pelos debatedores: "Se o preço do barril de petróleo descer até os 70 dólares, a pauta dos biocombustíveis pode não ser tão interessante para o mercado. Precisamos de uma grande plataforma energética, onde os biocombustíveis façam farte dessa equação. A geração de energia com serviço ambiental pode ser um marco para organizar isso. A pauta política do agronegócio já desenhou uma alta inflacionária dos alimentos, como o feijão e a soja", disse Cristo dos Santos.

Para Bianchini, o aumento da demanda e o impacto do aumento do preço do petróleo e derivados contribuem para elevar os custos da agricultura: "É preciso minimizar essa afirmação de que os biocombustíveis são os causadores do aumento, pois existe uma multiplicidade de fatores. É possível responder pela segurança alimentar e pela produção de energia, além de garantir a proteção dos biomas. É possível construir um modelo que possa atender a essa multifuncionalidade da agricultura", disse.

As recentes descobertas de petróleo e gás feitas pelo Brasil, segundo Richardson de Souza, não devem ser usadas como pretexto para que se enfraqueça o programa de biodiesel: "Como brasileiro, a notícia de que o país pode ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo me tranqüiliza. Mas, a discussão de deslocar a matriz energética e trocar a dependência de energias fósseis para energias menos poluentes é uma pauta que vai ser crescentemente discutida pelo mundo inteiro", disse.

"Mesmo com a renovação de nossos estoques de petróleo por 50 ou cem anos, a sociedade brasileira tem que discutir a substituição das matrizes fósseis e a utilização de energias renováveis. Vejo, com essa substituição, um ambiente externo favorável para a agricultura brasileira, e a agricultura familiar vai ter um papel fundamental. Se os governos encontrarem um equilíbrio econômico e social, isso vai se sustentar por muitos anos", completou Souza.

FONTE: Agência Carta Maior - 20/04/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico