Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COM A CRISE DOS ALIMENTOS, MERC
Com a crise dos alimentos, mercado financeiro investe em terras no País
WhatsApp

13 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
com a crise dos alimentos
merc

A AIG Capital, fundo de investimento que já teve participação na Gol Linhas Aéreas, no Frigorífico Mercosul e na Fertilizantes Heringer, acaba de colocar os dois pés no campo no País. Vai investir US$ 65 milhões para ser a maior acionista da Calyx Agro, subsidiária da francesa Louis Dreyfus Commodities criada para adquirir, plantar e vender terras no Mercosul, especialmente no Brasil.

A parceria da AIG só reforça um movimento que vem ocorrendo desde 2006 no País, quando a BrasilAgro foi à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Na ocasião, os investidores não compraram uma empresa, mas, sim, um projeto para criar um banco de terras. Na seqüência, a gaúcha SLC Agrícola estreou na Bolsa. Foi a primeira fazenda do mundo a negociar suas ações no pregão.

A AIG tem planos de abrir o capital da Calyx Agro nos próximos anos. Há alguns meses, a Pactual Capital Partners, empresa de participações dos ex-sócios do Pactual, se juntou ao grupo argentino Los Grobo para investir em terras de soja e milho no Brasil. Os argentinos da El Tejar, outro grande produtor de soja e milho do país vizinho, também declararam interesse em vender parte de suas ações na Bovespa - eles têm fazendas no Brasil desde 2003.

"É um movimento inédito, que está provocando inflação no preço de terras", diz Maurício Mendes, diretor-presidente da Agra FNP, consultoria que acompanha os preços de terras. Entre 2001 e 2007, o preço médio subiu 131% em real e 219% em dólar. "As terras estão sendo disputadas por companhias agressivas e com capacidade de compra."

Com o aumento da demanda por alimentos, que deixou exposto o drama da falta de terras agricultáveis no mundo, banqueiros e empresários começaram a ver nos grotões do Maranhão, Piauí, Tocantins e também do Centro-Oeste uma oportunidade de fazer dinheiro no agronegócio.

"A maioria está de olho na valorização das terras, que ainda estão muito baratas em relação às da Argentina e dos Estados Unidos", diz um dos sócios da consultoria Agroconsult, Guilherme Bastos. Segundo levantamento feito pela AIG, os preços de terras no Brasil e Mercosul estão, em média, entre 60% e 70% abaixo dos praticados nos EUA. "Os investidores compram fazendas com preço abaixo da média, melhoram a logística e desenvolvem alguma atividade agrícola para depois vender com lucro", completa Bastos.

IMOBILIÁRIO

Trata-se de um negócio mais imobiliário do que agrícola. "Nós vamos vender a produção, mas o grande lance é aumentar a produtividade até o nível mais alto possível", diz o diretor da AIG Capital, Marcelo Aguiar. A Calyx Agro já tem 17 mil hectares de terras próprias, distribuídos em uma fazenda na Argentina, duas no Uruguai e uma no Brasil, além de outros 30 mil hectares alugados.

Não é por acaso que um dos acionistas da Brasil Agro é o empresário Elie Horn, fundador da Cyrela. "Nós não temos amor à terra. Só não vendemos nenhuma ainda porque elas não chegaram ao ápice da valorização", diz o diretor de relações com investidores, Carlos Aguiar. A Brasil Agro prefere comprar terras em estado bruto. Para tornar o pedaço de chão que comprou no Piauí produtivo, precisou abrir estradas, colocar água, luz, internet e corrigir o solo. "Ela já deve valer o dobro do que investimos", acredita.

Há três anos, ex-executivos do Bank of America no Brasil se fizeram a seguinte pergunta: quais ativos vão sobreviver melhor no ambiente de juros baixos? A resposta, hoje óbvia, era: ações, imóveis e terras. A Vision, gestora de recursos criada em 2006 por esses banqueiros, começou a comprar terras há dois anos e agora quer levantar um fundo de US$ 500 milhões para esse fim. "As condições do Brasil - terra agricultável, relevo, clima, solo - nos dá uma posição estratégica muito grande", acredita o diretor-comercial da Vision, João Adamo. "O Brasil está para as commodities assim como a China está para os manufaturados." FONTE: O Estado de São Paulo - 13/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico