da Redação
Agricultores da Região do Cariri começaram o plantio com as chuvas registradas desde dezembro passado. Há quem já esteja com as plantas brotando. As chuvas finas, segundo os trabalhadores rurais, favorecem o desenvolvimento das culturas de milho e feijão
15/01/2008 00:19
O agricultor Cícero José, 63, espera ansioso o dia de São Sebastião - próximo domingo, 20. Segundo ele, quando chove nesse dia é sinal de que é hora de plantar.
O "inverno" chegou. Cícero mora no sítio Santana, a seis quilômetros da sede do município de Barbalha, na Região do Cariri, a 550 quilômetros de Fortaleza. O que ele chama de inverno é a quadra chuvosa que no Cariri começa mais cedo do que nas outras regiões do Ceará. Cícero está animado com as precipitações registradas no município desde dezembro do ano passado. "Já tem gente que plantou e já tem terra com legume nascendo. Eu só preparei a terra e estou esperando mais uma chuvinha para plantar o milho e o feijão", completa.
Como Cícero, muitos outros agricultores de cidades do Sul do Estado começaram o plantio. "As chuvas estão chegando na nossa região (Cariri) e só onde não choveu bem foi em Jardim (na divisa com Pernambuco)", informa Zildete Costa da coordenação regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). Ela informa que os agricultores receberam as sementes distribuídas pelo governo do Estado e acreditam que, esse ano será bem melhor do que em 2007. "Perdemos, no ano passado, mais de 50% da safra. Mesmo assim ainda consegui umas 150 sacas de milho. Em ano de boas chuvas, consigo mais de 300 sacas", diz Cícero José Santana.
Para Deoclécio Ferreira da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, com as chuvas, mesmo ainda fracas no município, já é suficiente para manter os roçados de milho e feijão. "As chuvas estão em torno de 35 a 50 milímetros e são boas para o agricultor apostar na safra". Deoclécio diz que na zona rural, muitas culturas estão nascendo e a previsão é de que a safra seja melhor do que em 2007. "Temos 8.600 agricultores associados e os veteranos receberam, na semana passada, sementes de feijão, milho, mamona e arroz. Esta semana, os novatos estão recebendo sementes distribuídas nos escritórios da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural)".
Colheita
No município de Missão Velha, também na região do Cariri, a 522 quilômetros de Fortaleza, o agricultor Expedito Honorato diz que muitas culturas estão nascendo. "Quem aproveitou as primeiras chuvas, mesmo ainda finas, espera colher em breve o milho e o feijão". Ele, que faz parte do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município, diz que esse ano também apostam na mamona incentivados pelo programa de biodiesel do governo federal. "Somos cerca de cinco mil agricultores cadastrados no Sindicato e uma boa parte quer investir na mamona. Esperamos que as próximas chuvas sejam mais fortes".
Segundo o último boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu da manhã de domingo último até a manhã de ontem, em 10 dos 23 municípios da região do Cariri: Aurora, Missão Velha, Barro, Abaiara, Crato, Altaneira, Cedro, Cariús, Nova Olinda e Caririaçu. A maior precipitação foi em Aurora onde choveu 53.8 milímetros.
SERVIÇO
A Funceme divulga o boletim anual das chuvas no Estado no site: www.funceme.br
Mais informações sobre a situação da agricultura no Cariri na regional da Fetraece pelo telefone (88) 3521 2426 FONTE: O Povo ? CE