Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
COLHEITA DA VERGONHA
Colheita da vergonha
WhatsApp

16 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
colheita da vergonha

Toda Mídia

Nelson de Sá

Saiu antes no Google, que agora tem acordo com a Associated Press e outras, e depois nos sites de "New York Times" etc., "Organização Mundial do Comércio decide contra os EUA nos subsídios ao algodão". Foi "uma vitória maior para o Brasil", autor da ação, "e os países da África". Não demorou e o governo dos EUA se pronunciou "muito desapontado". Mais um pouco e o brasileiro reagiu se declarando "muito satisfeito". Por aqui, foi a manchete no site da Reuters Brasil; nos demais, o destaque foi o quinto processo de Renan.

A decisão foi precedida ontem por longo editorial do "Wall Street Journal", "Cotton club", e longo artigo no mesmo "NYT", "Colheita da vergonha" -ambos de ataque aos subsídios e ao lobby dos fazendeiros.

E A DEMOCRACIA?

Por aqui, da pouca atenção nos sites às escaladas na TV, a única notícia do primeiro dia da viagem de Lula à África, em Burkina Faso, de economia voltada ao algodão, foi CPMF.

Ao fundo, da blogosfera à BBC original, destaque para a ditadura vigente há décadas -e aos "enormes castiçais" no palácio do ditador Blaise Comparoé, de Burkina. Lula até defendeu a democracia, mas avisando para "ter em conta a palavra mágica, paz".

BUSH LIGOU

"Porta-vozes do mundo em desenvolvimento", segundo a France Presse, a trinca Índia, Brasil e África do Sul segue sob pressão para ceder na Rodada Doha. Seu encontro, que encerra a viagem de Lula, seria a "esperança" dos EUA.

Na manchete do site "The Hindu", ontem, "Bush ligou para o primeiro-ministro" indiano para abordar Doha -e o acordo nuclear bilateral que foi posto em suspenso, sem aviso, pelos indianos.

PARA QUÊ?

Robert Zoellick, o americano "sub do sub do sub" que hoje preside o Banco Mundial, segue em blitz de mídia, com declarações para "Financial Times", "WSJ" e outros, sempre sublinhando a opção pelos pobres. Para a África, prometeu "revolução verde". E ontem veio o "New York Times" e destacou que o "Banco Mundial negligencia a agricultura africana, diz estudo" da própria instituição.

No próximo final de semana, os enviados de 185 países baixam em Washington para a reunião anual do banco e do FMI, dirigidos por EUA e Europa. A pergunta no ar, segundo o "WSJ": "O mundo precisa de algum dos dois?".

COMPRADORES

Sob o título "Compradores comprados", o "El País", em meio às seguidas aquisições espanholas por aqui, destacou que agora são "cada vez mais numerosas as empresas de emergentes como o Brasil, a Rússia, a Índia e a China, que crescem à base de comprar as companhias ocidentais".

VALE E PETROBRAS

De um lado, a Veja On-line deu o "CVRD Day" em Wall Street. A Vale abriu projetos, divulgou investimentos e "bateu o martelo" no pregão.

De outro, sites externos do setor deram que a Petrobras iniciou produção de petróleo "leve, de excelente qualidade, a 44º API", no Nordeste.

BOLSA-FAMÍLIA À CHINESA

Em artigo ontem no estatal "China Daily", um dos editores escreveu que o congresso do PC abriu com o país "no caminho certo para conter a desigualdade social", que aumenta sem parar. O texto se concentra no "Sistema Dibao" -que na "essência é similar ao Bolsa-Família, um plano governamental imensamente popular no Brasil" e que "inspira esperança para a China" pelos resultados.

Por outro lado, o texto termina afirmando que, "mais importante, as duas economias emergentes estabeleceram o paradigma alternativo de desenvolvimento que mostra que mais reforma não tem que significar menos estado". FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico