A atuação da juventude rural em 2008 está sendo discutida pelo Coletivo Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag que se reúne de hoje (24) até sábado (26) no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir) da Confederação, em Brasília.
Na pauta, a discussão do Plano Operacional da Comissão Nacional de Jovens, com foco sobre a atuação e intervenção da juventude no Grito da Terra Brasil; a Plenária Nacional da Juventude; o 10º Congresso da Contag e as eleições municipais.
Pela manhã os coordenadores estaduais apresentaram um panorama sobre a organização da juventude rural em cada estado e os preparativos para a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorre em Brasília entre os dias 27 e 30 deste mês.
Na manhã do sábado, a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens, Elenice Anastácio, discutirá com os coordenadores estaduais a respeito das estratégias para a Conferência. "Essas estratégias serão definidas depois de ouvirmos o que cada estado discutiu nas conferências estaduais", disse.
A programação do Coletivo inclui ainda a apresentação do Jovem Saber informatizado. O novo modo de funcionamento do programa será detalhado aos coordenadores estaduais. Além disso, será feita avaliação do Consórcio Social da Juventude Rural - Rita Quadros. FONTE: Ciléia Pontes