Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICAS SOCIAIS
Coletivo discute direitos e políticas públicas com vistas a eleições 2012 e o 11º Congresso da CONTAG
WhatsApp

06 de Setembro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
políticas sociais

O Coletivo de Políticas Sociais, realizado na CONTAG entre os dias 4 e 5 de setembro, terminou com saldo positivo de grandes debates e encaminhamentos importantes. Foram realizadas apresentações e discussões sobre previdência social, proteção infanto-juvenil, educação no campo e saúde dos povos do campo e da floresta, além de um olhar sobre o documento base do 11º Congresso Nacional da CONTAG, especialmente no que diz respeito às políticas sociais presentes nesse documento, que será debatido durante as plenárias estaduais e regionais. Sobre Previdência Social, foram discutidas as questões relativas à reforma previdenciária pretendida pelo governo para ser apresentada ao Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados). Dessa conversa saíram contribuições que foram sistematizadas e farão parte das pautas de reuniões internas da CONTAG sobre o assunto, e também das plenárias regionais e estaduais. No âmbito da proteção infanto-juvenil no campo, o coletivo foi uma oportunidade de aprofundar a reflexão sobre a infância e a adolescência no campo, o papel das federações na temática, os desafios, possibilidades e limites para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes no âmbito do MSTTR. Foram socializados os resultados da Conferência Internacional sobre Trabalho Infantil na Agricultura, ocorrida recentemente em Washington (EUA), atividade coordenada pela Marcha Global contra o Trabalho Infantil e que teve entidades do mundo todo debatendo esta questão. Também foi apresentado informe sobre a etapa qualitativa da pesquisa "Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos". Desses momentos de exposição e conversa houve consenso de que é preciso que o MSTTR proporcione momentos de participação infanto-juvenil no âmbito do MSTTR e pensando nisso, ficou acertada a realização do 4º Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes do Campo, com o objetivo de discutir os direitos e demandas desse público. Foi criado também um grupo de trabalho, com participação de um representante por região que juntamente com a CONTAG, Este grupo terá a responsabilidade de aprofundar o debate sobre trabalho infantil na agricultura familiar, inclusive propondo posicionamento político sobre a questão. Na temática da educação do campo, foram feitas exposições sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), e um diálogo sobre o Fórum Nacional de Educação do Campo, criado em agosto de 2010 como espaço coletivo das organizações sociais e sindicais do campo. Além do debate e preparação da Conferencia Nacional de Educação que será realizada em 2014, a II CONAE será precedida de conferências municipais e estaduais. Outro tema ainda debatido foi sobre a aprovação do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados e segue para o Senado.

Mais um importante tema tratado no Coletivo foi a saúde das populações do campo e da floresta. Mais especificamente sobre a questão do saneamento básico rural, a equipe da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), composta pelo chefe de gabinete Geraldo Melo e o coordenador de Saneamento, Everaldo Silva, esteve presente para apresentar o Programa Nacional de Saneamento Rural, e também a proposta de implantação deste programa, que prevê a instalação de saneamento básico em territórios rurais, levando mais qualidade de vida a seus moradores. A coordenadora geral de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social do Ministério da Saúde, Kátia Souto, também participou deste momento. “Temos desafios a pensar nas políticas de saúde para o meio rural. vamos ousar construir mudanças”, declarou Kátia.

O Acordo de Cooperação firmado entre CONTAG e Ministério da Saúde que prevê estabelecer relação de parceria para implementação de políticas públicas nacionais de saúde para as populações do campo e das florestas, assim como o Projeto de Formação, também em parceria novamente com o MS e com a Fundação Oswaldo Cruz, o Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) e a CONTAG, foram apresentados aos dirigentes presentes.

Um dos pontos altos do Coletivo foi o lançamento de três produtos produzidos pela Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG, que aconteceu na noite do dia 4. As Cartilhas “Dimensão Educativa da Luta Sindical e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo” e “Educação Infantil do Campo: Semeando sonhos, colhendo cidadania”, juntamente com o livro “Reflexões sobre o fazer pedagógico na formação de lideranças e dirigentes sindicais rurais: Desenvolvimento Territorial com ênfase na Educação do Campo”, foram sistematizadas pela equipe da Secretaria, e contou com a contribuição das organizações que tem parceria com a Confederação nesse debate, que disponibilizaram matérias para uma compilação que gerou tais produtos. Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, o resultado do Coletivo foi muito positivo. “Foram dois dias de intensos debates. Pudemos perceber que as Federações estão empenhadas e comprometidas em participar desse processo de busca por políticas públicas”, avalia. “Nós buscamos por qualidade de vida e cidadania para os trabalhadores (as) rurais, e a partir desse debate pudemos pensar grandes proposições e compreender que políticas públicas no MSTTR são importantes tanto para construir democracia e cidadania no campo, como também para fortalecer nossa estrutura sindical”, finaliza. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico